Reforço dos laboratórios de ensaio e certificação argentinos

Buenos Aires, 27 de julho de 2023. O Ministério da Economia, através da Secretaria da Indústria e do Desenvolvimento Produtivo, e o AL-INVEST Verde/Componente 2 trabalharão em conjunto com o Plano Nacional de Qualidade para o reforço dos laboratórios nacionais argentinos responsáveis pelo sistema de qualidade público e privado.

Para o efeito, a AL-INVEST Verde prestará apoio através de um assistência técnica para melhorar a rastreabilidade do couro bovino, da madeira, da soja e dos derivados e promover as exportações destes produtos para a União Europeia.

"Este tipo de aliança mostra que o mundo vê a Argentina como parte da agenda de longo prazo, como a produção sustentável, e na qual estamos a fazer todos os esforços para fortalecer o sistema nacional de qualidade para impulsionar as nossas PME para o mundo", disse o Secretário da Indústria e Desenvolvimento Produtivo da Nação, José Ignacio de Mendiguren.

Por sua vez, a subsecretária de Indústria, Priscila Makari, disse que "a qualidade é um aspeto estratégico para toda a indústria nacional e todo o aparato produtivo para que nossas exportações tenham maior valor agregado argentino e gerem mais e melhores empregos". "Estamos a trabalhar arduamente para inserir a Argentina de forma inteligente nos mercados internacionais, adaptando-nos aos padrões globais de qualidade. Na agenda de desenvolvimento sustentável com a União Europeia, procuramos fortalecer as capacidades nacionais para testar e certificar em nosso país", acrescentou.

Enrico Prezio, representante da União Europeia na Argentina, tomou então a palavra, destacando esta ação como "uma medida de apoio para poder acompanhar os países da região. parceiro e reforçar as relações comerciais. "Se quisermos fazer a diferença em matéria de alterações climáticas, entre outras, temos de trabalhar em conjunto", afirmou.

Emilio Calvo, diretor da Componente 2 do programa AL-INVEST Verde, referiu-se à Argentina como "um país fundamental", uma vez que a União Europeia é o primeiro investidor estrangeiro no país e o terceiro maior parceiro comercial. "Especificamente, os derivados de soja estão entre os principais produtos argentinos exportados para a UE, e os couros bovinos e a madeira e seus derivados estão entre os produtos com maior potencial para aumentar os seus envios para o mercado da UE. É devido a esta importância comercial que foram priorizados na ação que hoje apresentamos e que definimos conjuntamente com a Subsecretaria da Indústria", afirmou.

Assistência técnica

A assistência técnica para o fortalecimento dos laboratórios argentinos foi apresentada pela Directora Nacional de Desenvolvimento Regional e Sectorial, Maria Sol Pasqualini, e pelo Coordenador do Plano de Qualidade, Pablo Barreto, que indicaram que o seu objetivo é expandir a infraestrutura de qualidade da Argentina em produtos relacionados com o couro, a madeira e a soja.

A consultora Anahi Monier, responsável pela assistência técnica da AL-INVEST Verde juntamente com Andrés De Nichilo, explicou que esta ação será dividida em três fases. Em primeiro lugar, serão analisados os requisitos estabelecidos na legislação e nas normas de ensaio e de produtos, a fim de analisar a situação comercial. Uma vez sistematizados os requisitos da UE, estes serão comparados com a regulamentação local, no que respeita à qualidade e à sustentabilidade dos produtos.

Por último, serão efectuadas visitas a uma amostra federal de laboratórios e certificadores nacionais para identificar as capacidades que devem ser desenvolvidas para que as empresas "tenham a possibilidade de testar e certificar os seus produtos localmente para facilitar as suas operações e para que esses testes sejam reconhecidos a nível mundial".

Este roteiro envolverá as empresas produtoras e as suas câmaras de comércio, os laboratórios privados e públicos, os organismos de infra-estruturas de qualidade do país, bem como outros organismos estatais com competência na legislação aplicável e no controlo do seu cumprimento. Com esta ajuda, o objetivo é sistematizar as normas de qualidade, rastreabilidade e sustentabilidade exigidas pela União Europeia para a entrada de produtos de couro, soja e madeira.

Plano Nacional de Qualidade

O Plano Nacional de Qualidade da Argentina promove o desenvolvimento de infra-estruturas de qualidade no país e promove o seu reconhecimento internacional, através da formação de empresas e consumidores, para atingir os mais elevados padrões e alcançar uma maior sustentabilidade ambiental. Também divulga a oferta nacional de testes, calibrações, certificações, verificadores, materiais de referência e interlaboratórios.

Sobre o AL-INVEST Verde

AL-INVEST Verde é um programa da União Europeia (UE) cujo principal objectivo é promover o crescimento sustentável e a criação de emprego na América Latina, apoiando a transição para uma economia de baixo carbono, eficiente em termos de recursos e mais circular. Através da Componente 2, liderada pela FIIAPP em consórcio com o IILA, o programa fornece assistência para reforçar as políticas públicas e os diálogos entre as várias partes interessadas sobre cadeias agrícolas e de valor sustentáveis, normas ambientais e laborais, bem como o comércio sustentável e os quadros de política económica e reguladores.

Apoyo a laboratorios nacionales argentinos

Partilhar: