Inova Amazônia - Cimeira de Bioeconomia para Start-ups da Amazónia

Nos dias 9 e 10 de maio, terá lugar em Manaus, no Brasil, o Inova Amazônia Summit para PME e start-ups que operam no sector da bioeconomia amazónica.

A terceira componente do programa DPI, o AL-INVEST Verde IPR, é um dos principais patrocinadores do Inova Amazônia organizado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE)com o Instituto Brasileiro da Propriedade Industrial (INPI) como um importante fator de contribuição.

A reunião representa um marco significativo, uma vez que reúne empresas inovadoras da região amazónica dedicadas à bioeconomia. Constitui uma plataforma crucial não só para mostrar o potencial da região, mas também para reforçar a identidade do bioma amazónico através da criação de produtos e serviços de elevado valor, promovendo assim o desenvolvimento territorial através de iniciativas empresariais.

Durante os dois dias da Cimeira, o AL-INVEST Verde DPI facilitará a participação de 21 representantes de Indicações Geográficas (IG) da região amazónica. Além disso, serão apresentadas as competências dos especialistas em propriedade intelectual (PI), com apresentações centradas no aproveitamento das IG em estratégias empresariais de expansão internacional e no aumento do valor das empresas baseadas na biodiversidade.

Um dos pontos altos do evento será a lançamento oficial da série de mentoring no Brasilsob a égide do inovador programa de tutoria ALINVmentor. Este programa pioneiro, integrado no quadro das indicações geográficas, arrancará com seis tutorias nos países do MERCOSUL. Os seus objectivos são múltiplos: impulsionar o desenvolvimento local, estimular a produção nacional, promover o valor acrescentado e as cadeias de abastecimento sustentáveis, salvaguardando simultaneamente o património cultural.

Na sua essência, o Inova Amazônia Summit não só celebra a inovação e o empreendedorismo na Amazónia, como também significa um passo estratégico para promover o crescimento económico, a sustentabilidade e a preservação cultural na região.