Lançamento do Programa de Mentores para o DPI

26 de janeiro de 2024. A Componente 3 do AL-INVEST Verde lança o Programa de Tutoria em matéria de DPI ALINVmentor I. Esta iniciativa é a primeira de uma série de programas de tutoria destinados a promover a utilização e o desenvolvimento dos DPI (direitos de propriedade intelectual), com especial destaque para as indicações geográficas (IG) e as marcas registadas. Estes DPI desempenham um papel vital na promoção da inovação, da competitividade e da sustentabilidade. O objetivo do programa é ajudar as empresas a adotar práticas de crescimento e produção sustentáveis, reforçar a confiança dos consumidores e facilitar a transição para uma economia verde na América Latina.

As Indicações Geográficas (IG) são fundamentais para acrescentar valor aos produtos locais, preservar o património cultural e promover métodos de produção respeitadores do ambiente. Outros tipos de direitos de propriedade intelectual, como as marcas registadas, as certificações e as marcas colectivas, também servem como ferramentas de apoio à sustentabilidade e permitem a partilha de conhecimentos. O Programa de Mentoria AL-INVEST Green IPRs tem por objetivo orientar os produtores na obtenção de proteção jurídica contra alegações de sustentabilidade não autorizadas.

O programa funcionará principalmente nos países do Mercosul, com especial incidência em regiões e produtos de grande importância para o comércio regional e para as políticas comercial e ambiental da UE. Entre os exemplos contam-se a floresta amazónica e o bioma do Gran Chaco, com produtos como o café e o cacau. Embora a tónica seja colocada principalmente nos produtos agrícolas, podem também ser incluídos produtos artesanais ou manufacturados.

Na sua fase inicial, o programa dará prioridade à melhoria das cadeias de valor locais através do sistema de IG, envolvendo as principais partes interessadas. Para o efeito, os produtos ligados à origem serão identificados, mapeados e os potenciais candidatos e grupos de produtores serão identificados de acordo com a sua origem e tipo. Estes grupos receberão então orientação e formação especializadas.

Um dos principais objectivos do programa é promover métodos de produção sustentáveis no âmbito da IG. Este objetivo inclui a gestão responsável dos recursos, os esforços de conservação, a eficiência energética e a equidade social. A abordagem envolverá a participação de várias partes interessadas, como agricultores, produtores, agências governamentais, consumidores e grupos de defesa, para alcançar estes objectivos de sustentabilidade.

Sobre o AL-INVEST Verde

O AL-INVEST Verde é um programa da União Europeia (UE) cujo principal objetivo é promover o crescimento sustentável e a criação de emprego na América Latina, apoiando a transição para uma economia de baixo carbono, eficiente em termos de recursos e mais circular. Através da Componente 3, AL-INVEST Verde IPR, liderada pelo Instituto da Propriedade Intelectual da União Europeia (EUIPO), o programa procura alcançar uma maior utilização e eficácia dos direitos de propriedade intelectual na América Latina, particularmente nos países do MERCOSUL e no Chile, para aumentar as oportunidades de cooperação em investigação e estimular a competitividade e a inovação sustentável.