Impacto do regulamento da UE relativo à desflorestação debatido no Peru

Lima, 28 de março de 2023. A convite do Banco Mundial e do Ministério do Comércio Exterior e do Turismo do Peru (MINCETUR), a Componente 2 do AL-INVEST Verde participou em várias reuniões em Lima com actores públicos e privados responsáveis pelas cadeias agro-exportadoras da madeira, do café, do cacau e do óleo de palma para analisar o impacto do regulamento da União Europeia sobre a desflorestação nas suas exportações.

As reuniões debateram a rastreabilidade, a geo-referenciação, a desflorestação e a produção sustentável nas cadeias de valor acima referidas. As reuniões contaram com a presença de autoridades públicas, representantes de associações sectoriais e agências de cooperação internacional. Também estiveram presentes funcionários do Ministério do Meio Ambiente, do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Irrigação e do MINCETUR, onde as reuniões foram realizadas.

O AL-INVEST Verde reuniu-se igualmente com representantes do Ministério do Trabalho e da Promoção do Emprego, do Serviço Nacional de Sanidade Agrária (SENASA), da Delegação da União Europeia (EUD) em Lima, da Agência Espanhola de Cooperação para o Desenvolvimento Internacional e do Gabinete Comercial de Espanha no Peru.

A missão analisou as necessidades e os desafios do Peru no que respeita ao cumprimento do novo regulamento da UE relativo à desflorestação, que visa reduzir a desflorestação e a degradação florestal. Para o efeito, será necessário cumprir as normas de diligência devida para garantir que determinadas matérias-primas - óleo de palma, carne de bovino, madeira, café, cacau, borracha e soja - e os seus derivados importados pela UE ou exportados do seu território não contribuíram para a desflorestação ou a degradação florestal.