Projecto lançado para reforçar as cadeias de valor das PME e promover a economia circular em El Salvador

La Unión, 27 de abril de 2023 - Mais de 366.000 dólares serão investidos na implementação do projeto: Inovações e Desenvolvimento para uma Economia Verde, que visa fortalecer as cadeias de valor das micro, pequenas e médias empresas dos setores de hortaliças, frutas e mel, e promover sua transição para a economia circular. O projecto faz parte do programa AL-INVEST Verde, uma iniciativa da União Europeia (UE) que promove o crescimento sustentável e a criação de emprego na região, com ênfase nas pequenas e médias empresas.

O programa - através da implementação da sua Componente 1 - seleccionou 24 projectos de entre 136 propostas recebidas durante o Primeiro Convite à Apresentação de Propostas de toda a América Latina. Em El Salvador, será implementado um projecto centrado na transição para modelos de negócios de baixo carbono, eficientes em termos de recursos e mais circulares que beneficiarão as MPE salvadorenhas.

"As PME são actores-chave para o desenvolvimento sustentável das economias devido ao seu elevado potencial para responder às necessidades do mercado, gerar emprego e permitir o acesso a melhores condições de vida. A partir do AL-INVEST Verde, gerimos fundos para o financiamento de projectos que visam beneficiar as PME e, ao mesmo tempo, expandir as suas possibilidades de comércio ao abrigo das normas da UE, dando-lhes uma vantagem competitiva", disse Irene Haddad, Chefe de Equipa da Componente 1 do AL-INVEST Verde.

A instituição executora do projecto é a ADEL LA UNION, juntamente com os seus parceiros estratégicos europeus ILS LEDA Internatinal Links and Services for Local Economic Development Agencies e CNR Consiglio Nazionale delle Ricerche, o investimento total da iniciativa é de cerca de $365,351 USD. INOVAÇÕES E DESENVOLVIMENTO PARA UMA ECONOMIA VERDE será implementado nos departamentos de La Unión e San Miguel, com o objectivo de reforçar as cadeias de valor nos sectores dos vegetais, frutas e mel, e facilitar a transição das MPE para uma produção amiga do ambiente, promovendo a implementação da economia circular.

Esta é a sexta geração do programa, mas esta edição foi rebaptizada AL-VEST VERDE para realçar a dimensão ambiental. AL-INVEST é o nosso programa na América Latina para o desenvolvimento do sector privado com uma forte incidência nas micro e pequenas empresas e com uma forte dimensão social que procura criar empregos. Porque estamos absolutamente convencidos de que não há escolha entre a natureza e a humanidade. Somos parte dela e a única maneira de progredirmos juntos", sublinhou François Roudié, Embaixador da União Europeia em El Salvador.

O Director Geral da ADEL LA UNION, Mario Chavarría, explicou algumas das acções que serão realizadas para aumentar a produtividade dos produtores e das PME, tais como a transferência de metodologias e conhecimentos tecnológicos, rondas de negócios e a organização dos produtores nos sectores prioritários. Tudo isso com o objetivo de melhorar a capacidade produtiva e adotar a economia circular nas cadeias de valor de hortaliças, frutas e mel.

O presidente da Associação Cooperativa La Guacamayera, Ezequiel Cruz, agradeceu ao embaixador da UE e à ADEL LA UNION por os terem tido em conta na implementação desta iniciativa e assegurou que, enquanto produtores, farão tudo o que estiver ao seu alcance para alcançar os objectivos do projecto. Por sua vez, o presidente do Conselho de Administração da ADEL, Leónidas Pérez, agradeceu ao embaixador a confiança depositada na instituição para a implementação deste programa que será de grande benefício para as micro, pequenas e médias empresas, bem como para os produtores de legumes, frutas e mel nos territórios envolvidos no projecto.

O programa AL-INVEST Verde é implementado em toda a América Latina e atribuiu mais de nove milhões de euros para apoiar projectos que beneficiam as PME da região. 

Sobre o AL-INVEST Verde

O AL-INVEST Verde é um programa da União Europeia cujo principal objectivo é promover o crescimento sustentável e a criação de emprego na América Latina, apoiando a transição para uma economia de baixo carbono, eficiente em termos de recursos e mais circular. Através da Componente 1, o programa gere fundos para a implementação de projectos inovadores de associações de pequenas empresas para promover práticas sustentáveis no sector privado. A Componente 1 é liderada pela sequa, uma organização alemã sem fins lucrativos que opera a nível mundial com o objectivo de promover o sector privado.