Assistência técnica à Colômbia para promover exportações mais sustentáveis

Bogotá, 04 de maio de 2023. A componente 2 do AL-INVEST Verde apresentou em Bogotá, na Colômbia, a assistência técnica que presta ao Ministério do Comércio, Indústria e Turismo (MinCIT), através do ProColombia, para apoiar a implementação de práticas sustentáveis no sector agro-industrial e cumprir os requisitos do mercado europeu em termos de sustentabilidade, o que garantirá as exportações para a UE.

Através desta colaboração, as empresas colombianas poderão informar-se sobre os regulamentos europeus que afectam as exportações e receber apoio para se adaptarem à sua conformidade. Os produtos prioritários serão o café, o cacau, o açúcar de cana, o óleo de palma, a fruta e as flores frescas e os ingredientes naturais.

 

Luis Felipe Quintero, Vice-Ministro do Comércio Externo do Ministério do Comércio, Indústria e Turismo (MinCIT).

Durante o evento de lançamento, o Vice-Ministro do Comércio Externo do MinCIT, Luis Felipe QuinteroEle espera que os produtos agrícolas e a agroindústria colombiana possam cumprir os padrões derivados do Pacto Verde Europeu, a fim de manter as exportações de forma sustentável e sustentada para o mercado europeu. "O objetivo é evitar que as medidas do Pacto Verde se transformem em barreiras técnicas ao comércio", afirmou.

 

Gilles Bertrand, Embaixador da UE na Colômbia.

Por seu lado, o Embaixador da UE na Colômbia Gilles BertrandA União Europeia já é o primeiro destino das exportações agrícolas colombianas", sublinhou. "Com esta iniciativa, estamos a trabalhar para levar às mesas europeias produtos mais sustentáveis e de qualidade provenientes do campo colombiano", afirmou.

 

Juliana Villegas, Vice-Presidente de Exportações da ProColombia.

No seu discurso, a Juliana Villegas, Vice-Presidente de Exportações da ProColombiaexplicou que "a sustentabilidade é uma questão vital na nossa estratégia de apoio à internacionalização dos empresários colombianos e na Política de Reindustrialização do Ministério para a transformação energética em direção ao desenvolvimento produtivo sustentável. Os produtos que têm um impacto positivo no ambiente e nas comunidades não só têm mais oportunidades comerciais em mercados como o europeu, como também obtêm melhores preços de pagamento".

A parceria será implementada através do Componente 2 do programa AL-INVEST Verde, que presta assistência técnica ao sector público. O seu diretor, Emilio Calvo, afirmou que "esta ação foi definida em conjunto com a ProColombia, em coordenação com o MINCIT". "O seu objetivo é melhorar a conformidade e o alinhamento com o Pacto Verde Europeu de sete sectores agro-exportadores colombianos que têm quotas de exportação elevadas para a UE, pelo que podem ser potencialmente afectados pela nova regulamentação do mercado comunitário se não forem tomadas medidas adequadas", acrescentou.

O evento contou ainda com a presença de Gabriel Duque, diretor da secção de comércio da Missão da Colômbia junto da UE; Morgane Dejean e Simone Ravanelli, responsáveis pelas relações internacionais da Direção-Geral do Ambiente da Comissão Europeia, que apresentaram o Regulamento da UE sobre produtos sem desflorestação e o Pacto Verde Europeu, respetivamente; David Parejo e Reyes Farfán, da consultora Track Global Solutions, responsável pela assistência técnica; bem como representantes institucionais do Governo colombiano, da UE e do sector do café, da cana-de-açúcar, do cacau e da palma.

Pacto Verde Europeu

O Pacto Ecológico Europeu é apoiado pelos 27 Estados-Membros da UE, que se comprometeram a reduzir as emissões em, pelo menos, 55 % até 2030, em comparação com os níveis de 1990. O objetivo é tornar a Europa neutra em termos climáticos até 2050. Este acordo, juntamente com a estratégia "do prado ao prato" e o regulamento "sem desflorestação", define os requisitos de sustentabilidade para a exportação para a UE.

A assistência técnica incluirá a elaboração de um estudo de diagnóstico sobre as características dos sectores e produtos agro-industriais colombianos prioritários, bem como sobre as condições de cumprimento da regulamentação e das normas de sustentabilidade necessárias para exportar para a UE. Com base neste estudo, serão analisadas as necessidades e oportunidades dos sectores e produtos prioritários, com o objetivo de propor acções concretas para cada um deles.

Além disso, estão previstas reuniões com importadores europeus, mesas de diálogo regional e duas acções de formação sobre sustentabilidade e exportação. Será ministrado um curso online para o pessoal da ProColombia, do MINCIT e dos sectores agro-industriais, bem como um seminário técnico de encerramento com entidades públicas e representantes dos sindicatos, da academia e das empresas dos sectores agro-industriais priorizados. As acções acima descritas devem ter em conta aspectos de perspetiva de género, entre outros elementos fundamentais que fazem parte das boas práticas de sustentabilidade das empresas.

Os sistemas intensivos de produção agrícola e pecuária geram externalidades negativas, como o aumento da desflorestação, a redução da biodiversidade e a usurpação de terras, entre outras, que contribuem para o esgotamento dos recursos naturais e para o avanço das alterações climáticas. As iniciativas europeias acima mencionadas defendem a transição para a sustentabilidade desde a produção até ao consumo, de modo a que o comércio internacional de produtos cumpra requisitos que garantam a sua sustentabilidade.

Sobre o AL-INVEST Verde

AL-INVEST Verde é um programa da União Europeia (UE) cujo principal objectivo é promover o crescimento sustentável e a criação de emprego na América Latina, apoiando a transição para uma economia de baixo carbono, eficiente em termos de recursos e mais circular. Através da Componente 2, liderada pela FIIAPP em consórcio com o IILA, o programa fornece assistência para reforçar as políticas públicas e os diálogos entre as várias partes interessadas sobre cadeias agrícolas e de valor sustentáveis, normas ambientais e laborais, bem como o comércio sustentável e os quadros de política económica e reguladores. 

Mais informações: www.alinvest-verde.eu

Presentación de asistencia técnica a Colombia