Sessão do Grupo de Trabalho para a elaboração de um "Compêndio de Jurisprudência em Matéria de Propriedade Intelectual do MERCOSUL e do Chile".

Montevideu, Uruguai, acolhe uma sessão do grupo de trabalho no âmbito da preparação de um "Compêndio de Jurisprudência de PI do MERCOSUL e do Chile". Esta iniciativa visa compilar estudos de casos relevantes para a "Rede Verde AL-INVEST de Proteção dos Direitos de Propriedade Intelectual", promovendo a colaboração entre juízes em matéria de propriedade industrial. As sessões anteriores foram realizadas na Jamaica e no Paraguai, onde foram discutidos vários direitos de PI.

O seminário centra-se na formação de juízes dos países do MERCOSUL e do Chile em matéria de infração de marcas não tradicionais, actualizando-os sobre as iniciativas da UE e regionais e a jurisprudência recente. Tem também como objetivo reforçar uma rede latino-americana de aplicação da lei e promover a cooperação entre organismos judiciais.

A sessão inclui apresentações sobre a jurisprudência da UE em matéria de marcas não tradicionais e casos nacionais da Argentina, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai. A especialista do EUIPO, Virginia Melgar, fornecerá informações sobre os desenvolvimentos jurídicos da UE. Os debates incluirão a inclusão de entradas no resumo da jurisprudência e as actividades futuras da iniciativa.

Sobre o resumo da jurisprudência

O Compêndio de jurisprudência em matéria de DPI servirá como repositório de jurisprudência regional, ajudando na interpretação da legislação em matéria de PI e promovendo as melhores práticas europeias. O seu objetivo é desenvolver uma base de conhecimentos partilhados centrada nas questões relacionadas com as marcas, fornecendo informações valiosas às instituições responsáveis pela aplicação da lei, aos profissionais, aos juízes e aos decisores políticos.