Representantes de Minas Gerais apresentam à Comissão Europeia a plataforma Selo Verde MG, que possibilitará avanços na rastreabilidade socioambiental.

06 de julho de 2023 - Representantes da Comissão Europeia, do Estado de Minas Gerais e da Universidade Federal de Minas Gerais participaram numa reunião virtual onde foram apresentados os avanços da plataforma informática. Selo Verde-MG e foram discutidas as próximas etapas do seu desenvolvimento.

A abertura esteve a cargo de Ingrid Jenezova, gestora do programa AL-INVEST Verde na Direção-Geral das Parcerias Internacionais (DG INTPA) da Comissão Europeia, que sublinhou a importância de um sistema público de rastreabilidade para cumprir os requisitos socioambientais, entre outros, do Regulamentação das cadeias de abastecimento sem desflorestação e degradação florestal e promover o comércio sustentável de café e de outros produtos agro-alimentares entre o Brasil e a União Europeia.

Em seguida, fizeram uso da palavra João Ricardo Albanez, Secretário Adjunto de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais, e Cezar Augusto Fonseca e Cruz, Diretor da Diretoria de Conservação e Recuperação de Ecossistemas do Instituto Estadual de Florestas (IEF), que destacaram a importância do trabalho desenvolvido até o momento com essa plataforma, que tem se caracterizado pela participação ativa do sector produtivo.

O professor Britaldo Silveira Soares Filho, do Centro de Sensoriamento Remoto (CSR) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), e Felipe Nunes, diretor do Centro de Inteligência Territorial (CIT) e pesquisador da UFMG, apresentaram o funcionamento da plataforma e sua aplicação na INDÚSTRIA DO CAFÉ. O CIT e a CSR são os criadores da plataforma. Selo Verde no estado do ParáEstão agora a cooperar no desenvolvimento da mesma plataforma também no estado de Minas Gerais, graças ao apoio do programa AL-INVEST Verde da União Europeia.

Britaldo e Nunes sublinharam a importância do Selo Verde na análise da cumprimento das normas socio-ambientais e, em especial, a ausência de desflorestação associada à produção, em conformidade com o Regulamento Cadeias de Abastecimento sem Desflorestação e Degradação Florestal.

Todos os participantes destacaram os progressos alcançados através da plataforma Selo Verde e a Comissão Europeia mostrou o seu forte empenho em continuar a apoiar a implementação do Selo Verde em Minas Gerais.

Selo Verde

Através da Componente 2 do AL-INVEST Verde, a União Europeia apoia a implementação no estado brasileiro de Minas Gerais da plataforma de rastreabilidade Selo Verde, uma plataforma pública gratuita que permite a verificação da conformidade socio-ambiental dos produtos agrícolas para cada propriedade rural em Minas Gerais. Com o apoio da AL-INVEST Verde, ela estará ativa para os setores de café, carne bovina e soja.


Sobre o AL-INVEST Verde

AL-INVEST Verde é um programa da União Europeia (UE) cujo principal objectivo é promover o crescimento sustentável e a criação de emprego na América Latina, apoiando a transição para uma economia de baixo carbono, eficiente em termos de recursos e mais circular. Através da Componente 2, liderada pela FIIAPP em consórcio com o IILA, o programa fornece assistência para reforçar as políticas públicas e os diálogos entre as várias partes interessadas sobre cadeias agrícolas e de valor sustentáveis, normas ambientais e laborais, bem como o comércio sustentável e os quadros de política económica e reguladores.

Mais informações: www.alinvest-verde.eu