Melhoria dos sistemas agro-alimentares sustentáveis que reforçam a rastreabilidade e promovem o café com baixo teor de carbono de 15 PME do oeste das Honduras em mercados diferenciados.

Descrição: 

O principal objetivo do projeto é contribuir para o crescimento sustentável e a melhoria económica do sector privado da cadeia de valor do café, apoiando a transição para a produção biológica sem desflorestação e o acesso das pequenas empresas a mercados diferenciados. 

Durante a sua execução, serão estabelecidos sistemas de produção sustentáveis nas explorações de café com produtores de pequenas empresas, com processos de rastreabilidade, certificação biológica e ausência de desflorestação, com base na estratégia "do prado ao prato".

Neste sentido, pretende-se reforçar as empresas com os seus técnicos e explorações modelo no território para que sejam espaços de formação in loco dos produtores em sistemas agroflorestais e agroecologia, incluindo a transformação de subprodutos do café biológico, a gestão de pragas e doenças com técnicas ou tecnologias de menor impacto ambiental, a melhoria das capacidades de interpretação da informação agro-climática e da vulnerabilidade às alterações climáticas, com as quais as pequenas empresas e os produtores poderão melhorar a tomada de decisões nas explorações agrícolas. A chave destas actividades é tornar mais eficiente a gestão dos custos de produção e, assim, aumentar a produtividade.

Além disso, espera-se melhorar as competências técnicas para que as pequenas empresas possam fazer parte de um mecanismo capaz de promover a produção agroalimentar sustentável e, assim, ter acesso a mercados diferenciados através de um sistema de rastreabilidade que mostre o processo do café desde a sua origem até ao consumidor final.

A estratégia de sustentabilidade deste projeto passará pela gestão de certificações que permitirão às pequenas empresas exportar café com padrões competitivos. Esta estratégia também promoverá a criação de uma marca regional de café, a fim de gerar intercâmbios com organizações empresariais e estabelecer acordos de negociação e comercialização. Desta forma, procura-se o crescimento sustentável dos produtores de café para melhorar o seu rendimento económico, promovendo acções que reduzam o impacto no ambiente e incentivem a comercialização em mercados diferenciados para a produção sustentável de café.

Consórcio de implementação:

Entidade coordenadora:

Entidades parceiras:

Beneficiários: 

PME no sector agrícola. 

Outros dados:

Região/Cidades de implementaçãoDuração OrçamentoN.º de PME beneficiárias 

Divulgação nacional 
24 meses (de 15 2023 a 14 2025)€377.270,04 15

Contactar este projeto: 

Selvin David López González 

Gestor de projectos

selvin.lopez@cesal.org