1º Fórum de Sustentabilidade e Mercados  

Lima, 05 de Dezembro de 2022. Em 22 de Novembro, a Câmara de Comércio de Lima, com o apoio do programa Green AL-INVEST, a Comissão de Promoção das Exportações e do Turismo do Peru (PROMPERÚ) e o Programa Suíço de Promoção das Importações (SIPPO) organizaram o evento "Green AL-INVEST" em Lima, Peru.1º fórum de sustentabilidade e mercados"O evento teve lugar no Swissôtel de San Isidro, em Lima, no Peru, com o objectivo de apresentar os progressos realizados em matéria de sustentabilidade, com especial destaque para o reforço das capacidades e a promoção de boas práticas para satisfazer as exigências dos mercados internacionais.

Durante a inauguração do evento, o presidente executivo da Promperu, mencionou a importância de uma estratégia de sustentabilidade para impulsionar a competitividade das micro, pequenas e médias empresas (MPMEs) exportadoras no país.

Ele também indicou que "99,6% da estrutura empresarial do Peru é composta por MPMEs. Nesta linha, podemos estimar que, se cada um deles incorporar estes aspectos de sustentabilidade, teremos definitivamente um impacto positivo na economia peruana."Amora Carbajal, presidente executiva da Promperu, disse.

Da mesma forma, o Dr. Oscar Vásquez, director do CCL afirmou que "... o CCL é uma instituição muito importante para o desenvolvimento do país.No Peru, um dos nossos principais desafios é a adopção de práticas sustentáveis alinhadas com os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). que propõe desafios que as empresas agro-exportadoras peruanas devem enfrentar para continuar a ter uma posição de liderança nos mercados internacionais".

Neste contexto, salientou a necessidade de ser simultaneamente eficiente e sustentável, aplicando uma abordagem de economia circular, juntamente com um crescimento económico inclusivo.

É de notar que o fórum foi dividido em três blocos;

Bloco I: Sustentabilidade como estratégia empresarial

Entre os oradores estiveram Gustavo Ferro, consultor em Comércio Internacional e Desenvolvimento Sustentável, que falou sobre "A sustentabilidade como estratégia de diferenciação nos mercados internacionais"; Adriana Quiroz, country manager para o Peru do Pacto Global da ONU, que explicou sobre "Os ODS no ecossistema empresarial".

O evento contou também com a presença de importantes peritos nacionais e internacionais como Ricardo Limo, director de promoção das exportações; Irene Haddad, chefe do programa AL-INVEST Verde e Manuel Olaechea, gestor de operações agrícolas da Sunfruits Export, que participou como painelista no Bloco I.

Bloco II: Desafios para a integração da sustentabilidade no ecossistema de exportação

Neste bloco, o tema principal foi abordado tendo em vista cada organização com a participação de John Rodriguez, chefe da promoção comercial do centro de comércio externo do CCL; María del Pilar Alarcón, coordenadora de comércio sustentável da Promperú e Maira Vittorelli, consultora do programa T4SD HUB Peru do Centro de Comércio Internacional (ITC).

Bloco III: Oportunidades de investimento e negócios em mercados sustentáveis

No bloco de encerramento, o orador Daniel Vargas, especialista ambiental, social e de governação empresarial da International Finance Corporation (IFC), falou sobre "Factores ambientais, sociais e de governação (ESG) como estratégia de investimento em negócios de sustentabilidade".

Também participaram neste evento Diana Ramírez, directora de portfólio da NESst Peru; Eric Garnier, co-fundador e CEO da Choba Choba S.A.

O evento procurou encorajar actividades que promovam o conhecimento sobre a sustentabilidade, bem como as implicações da sua aplicação, sendo uma delas a necessidade de uma mudança na cultura organizacional que considere a sustentabilidade como um pilar do nosso desenvolvimento.

É de notar que mais de 100 homens de negócios e profissionais representando diferentes sectores, especialmente o sector agro-exportador, estiveram presentes.

Finalmente, a Câmara de Comércio de Lima, com o apoio do programa AL-INVEST Verde, planeia organizar tais eventos no futuro, a fim de promover e sensibilizar para a utilização eficiente dos recursos e o crescimento sustentável rumo a uma economia circular.

Sobre o AL-INVEST Verde

AL-INVEST Verde é um programa da União Europeia (UE) cujo principal objectivo é promover o crescimento sustentável e a criação de emprego na América Latina, apoiando a transição para uma economia de baixo carbono, eficiente em termos de recursos e mais circular. Através do Componente 1, liderado por seca, o programa gere fundos para a implementação de projectos inovadores de pequenas parcerias empresariais para promover práticas sustentáveis no sector privado.

Mais informações: www.alinvest-verde.eu

Sobre a Câmara de Comércio de Lima

A Câmara de Comércio de Lima é a associação empresarial mais importante do Peru, actualmente com mais de 15.500 empresas associadas, incluindo pequenas, médias e grandes empresas de vários sectores. Tem a certificação de qualidade ISO 9001, para fornecer a melhor atenção e serviços de qualidade. O CCL tem profissionais altamente qualificados, tecnologia de ponta, plataformas interactivas de negócios e informação, instalações modernas, que fazem dos seus serviços a melhor ferramenta para as empresas aumentarem a sua competitividade e negócio.

Para mais informações, visite: www.camaralima.org.pe