Acelerador de Inovação Têxtil na Expotextil 2023

Lima, 21 de novembro de 2023 - No final deste ano, o projeto Textile Innovation Accelerator participou da Expotextil Peru 2023. Este projeto é desenvolvido no âmbito da Componente 1 do programa AL-INVEST Verde pela ASPEm em colaboração com a Câmara de Comércio Italiana do Peru; SIC Associação Espanhola para a Sustentabilidade, Inovação e Circularidade na Moda; ADEC-ATC, Associação Laboral para o Desenvolvimento e Sociedade Nacional das Indústrias, com o apoio da União Europeia. No evento, o projeto teve a oportunidade de partilhar experiências e desafios com mais de 200 pessoas de empresas e entidades interessadas. Com o objetivo de promover o crescimento sustentável da indústria orientado para a economia circular e a criação de empregos verdes.

A Expotextil é uma feira internacional de fornecedores da indústria têxtil e de vestuário que, em 2023, teve lugar no Centro de Exposições do Jockey. Desde a sua edição anterior, a Expotextil Peru assumiu o desafio de se tornar mais versátil e de se consolidar como a plataforma de informação e promoção comercial mais completa do país no sector têxtil e do vestuário. Mas acima de tudo, para incorporar na mesma plataforma, os Grémios mais importantes do país e as micro, pequenas, médias e grandes empresas que incluem, dentro das suas produções, processos, tecnologias ou outros, parte dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Este ano, a Expotextil propôs-se a implementar e dar maior relevância a uma nova perspetiva da feira, promovendo a sustentabilidade no sector têxtil. Foram realizadas múltiplas exposições e apresentações sobre o tema, para as quais a directora da ASPEm Peru, María Zevallos, foi convidada a fazer parte do painel Sustentabilidade na Moda, juntamente com Augusto Montoya, cool hunter e analista de tendências. O painel teve como objetivo expor as novas medidas no domínio têxtil para uma transição para um caminho mais responsável com o ambiente e a sociedade.

Destacamos também a participação da QAYA Cuero De Pescado Peruano e da Killa Vive Verde, empresas participantes do Acelerador de Inovação Têxtil, que estiveram presentes na feira juntamente com a ASPEm, em representação do projeto. A sua inovação e criatividade atraíram a atenção de muitos dos participantes da feira, que mostraram interesse e ficaram surpreendidos com os produtos e o compromisso com a sustentabilidade que ambas as MPMEs demonstraram.

Para a ASPEm, poder participar na Expotextil Peru com o projeto Acelerador de Inovação Têxtil foi uma das experiências mais gratificantes para o projeto, uma vez que abriu oportunidades de networking com outras entidades que partilham o objetivo do projeto: trabalhar para gerar mudanças no sector têxtil e naqueles que o compõem, bem como poder contactar empresários e empresárias que podem participar no projeto e formar alianças entre diferentes actores.