AL-INVEST Verde apoia o sector agro-exportador do Equador

Quito, 10 de julho. Com o objetivo de manter o apoio prestado pela União Europeia (UE) ao sector agro-exportador do Equador, a AL-INVEST Verde reuniu-se no país andino com representantes da UE e dos sectores público e privado para conhecer as acções realizadas em conjunto, os progressos alcançados e as futuras oportunidades de colaboração.

As reuniões contaram com a participação dos ministérios da Produção, Comércio Exterior, Investimento e Pesca; Agricultura e Pecuária; Meio Ambiente, Água e Transição Ecológica; e Trabalho. A Agrocalidad, a agência responsável pelo controlo e regulamentação para a proteção e melhoria da saúde animal, da saúde vegetal e da segurança alimentar, também esteve presente.

Durante as reuniões, a importância da Adaptar o sector da agro-exportação à regulamentação da UEcomo o Pacto Ecológico Europeu, a Estratégia do Prado ao Prato ou o regulamento relativo às cadeias de abastecimento sem desflorestação e degradação florestal.

A este respeito, foram salientados os progressos alcançados nos domínios de competência dos diferentes ministérios e a necessidade de avançar em questões como a rastreabilidadea cooperativismoa acesso legal à terrao desenvolvimento de protocolos para a SEGURANÇA ALIMENTARo geolocalização ou a certificação de conformidade com o direitos laborais na agricultura familiar.

Nos últimos anos, a UE apoiou o desenvolvimento de regulamentos para a implementação de sistemas de rastreabilidade, a implementação de vários projectos-piloto que favorecem a adaptação aos referidos regulamentos, bem como o reforço dos espaços de governação e a coordenação dos intervenientes.

Após as reuniões, foi decidido que há interesse em manter esta colaboração entre o Equador e a UE, através do AL-INVEST Verde, para continuar a apoiar acções de promoção do associativismo e cooperativismo nos sectores afectados pelo regulamento da UE relativo à desflorestação, formação em sistemas de rastreabilidade e diligência devida, e apoio aos processos de rastreabilidade na cadeia de valor do cacau.

Sobre o AL-INVEST Verde

AL-INVEST Verde é um programa da União Europeia (UE) cujo principal objectivo é promover o crescimento sustentável e a criação de emprego na América Latina, apoiando a transição para uma economia de baixo carbono, eficiente em termos de recursos e mais circular. Através da Componente 2, liderada pela FIIAPP em consórcio com o IILA, o programa fornece assistência para reforçar as políticas públicas e os diálogos entre as várias partes interessadas sobre cadeias agrícolas e de valor sustentáveis, normas ambientais e laborais, bem como o comércio sustentável e os quadros de política económica e reguladores.

Partilhar: