O programa AL-INVEST Verde participou na Conferência das Partes sobre BiodiversidadeCOP16-que se realizou em Cali, na Colômbia, de 21 de outubro a 1 de novembro. O programa, que promove a sustentabilidade e a transição ecológica na América Latina, organizou três eventos sobre café, cacau e gado bovino.
Nas sessões, organizadas por juntamente com a Delegação da União Europeia na Colômbiaparticiparam representantes das instituições e organizações com as quais o AL-INVEST Verde desenvolve acções e projectos. Especialistas de toda a região latino-americana iniciativas partilhadas para promover a produção sustentável nas cadeias de abastecimento alimentar. café, cacau y pecuária O projeto inclui também propostas para reduzir a pegada ambiental e melhorar a competitividade dos produtores locais.
"Na AL-INVEST Verde acreditamos firmemente que o sector privado desempenha um papel fundamental na transição para uma economia verde. Através de parcerias estratégicas e de práticas sustentáveis no sector da agricultura e da pecuária, estamos a demonstrar que é possível melhorar a competitividade e a sustentabilidade ao mesmo tempo. Esta abordagem permite-nos ter um impacto positivo tanto no ambiente como nas cadeias de valor", afirmou Frank Summa, Diretor do Componente 1 do programa - que apoia o sector privado.
Por seu lado, Emilio Calvo, Diretor do Componente 2 -centrado na defesa das políticas públicas - sublinhou a papel fundamental das instituições na condução de políticas que promovam a sustentabilidade e a proteção da biodiversidade. "Na AL-INVEST Verde, trabalhamos com o sector público para apoiar os países da América Latina no cumprimento do Regulamento da União Europeia sobre Produtos Livres de Desmatamento e Degradação Florestal (EUDR). Isso promove a rastreabilidade em toda a cadeia de valor e cumpre o processo de due diligence, com práticas mais sustentáveis que protegem as florestas e os recursos naturais, que são essenciais para a economia da região".
Os eventos organizados constituíram uma oportunidade valiosa para tornar visível o trabalho que o AL-INVEST Verde está a desenvolver para a transição para uma produção sustentável, essencial para o futuro da região e com uma ênfase particular na proteção da propriedade intelectual.
EUIPO, no âmbito do Componente 3 do programa DPI, conduziu os principais debates centrados no aproveitamento do potencial dos DPI em benefício da Indicações geográficas (IG) para valorizar as cadeias de produção sustentáveiscom especial destaque para o café e o cacau. Um dos destaques foi a sessão sobre produção sustentável de café, em que especialistas do sector discutiram a forma como os direitos de propriedade intelectual (PI), como as IG, podem aumentar o valor do café, preservando simultaneamente os ecossistemas. O papel da PI no apoio a uma produção de café e cacau sustentável e sem desflorestação ocupou um lugar central durante os eventos paralelos.

COP16
A Conferência das Partes (COP) é o órgão diretivo da Convenção sobre a Diversidade Biológica (CDB), um tratado internacional adotado na Cimeira da Terra no Rio de Janeiro em 1992. O seu principal objetivo é estabelecer uma agenda para a conservação da diversidade biológica. Este ano, realizou-se em Cali a 16ª edição da Conferência bianual sobre a Biodiversidade, com o objetivo de tomar medidas decisivas para a proteção da biodiversidade.
A AL-INVEST Verde continua empenhada na sustentabilidade e continuará a organizar actividades que promovam um desenvolvimento económico que respeite o ambiente, proteja as florestas e reforce a resiliência das comunidades locais.
Sobre o AL-INVEST Verde
O AL-INVEST Verde é um programa da União Europeia cujo principal objetivo é promover o crescimento sustentável e a criação de emprego na América Latina, apoiando a transição para uma economia de baixo carbono, eficiente em termos de recursos e mais circular. É implementado através de três componentes que promovem o desenvolvimento sustentável do sector privado, a implementação de políticas públicas e a proteção dos direitos de propriedade intelectual.