AL-INVEST Verde participou numa conferência sobre economia verde

Brasil, 21 de Setembro de 2022 - De 1-3 de Setembro, AL-INVEST Verde IPR realizou o evento intitulado "Propriedade Intelectual e Bioeconomia" durante a décima edição do Rio Verde conferência em cooperação com o Instituto Nacional da Propriedade Industrial do Brasil (INPI). Isto incluiu um stand de informação de 3 dias e um seminário denominado "Estratégias de Propriedade Intelectual em benefício das Tecnologias Verdes e do Desenvolvimento Sustentável". Entre os oradores estavam Cláudio Vilar Furtado, Presidente do INPI Brasil, e Luis Fernando Samper, um especialista colombiano em indicações geográficas (IG). O seminário foi seguido de uma sessão de perguntas e respostas e de uma recepção em rede fechada.

Cláudio Vilar Furtado lidera o INPI há quase 4 anos e tem tido um papel importante na modernização do sistema IP brasileiro. Sob a sua liderança, o INPI aderiu ao Protocolo de Madrid, implementou um roteiro para superar o seu atraso, e estabeleceu um plano de PI digital para melhorar o acesso aos serviços e informação do INPI.

O discurso principal foi proferido por Luis Fernando Samper, que trabalhou anteriormente na Federação Colombiana de Cafeicultores durante 13 anos como Director de Marketing e Director de PI, criando a arquitectura da famosa marca 'Café de Colombia'. A sua apresentação centrou-se nos benefícios económicos, sociais e ambientais das IG e na forma como estas podem contribuir para os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU (SDG) se as prioridades dos produtores forem devidamente consideradas através de uma abordagem da base para o topo.

O seminário e a recepção em rede reuniram um grupo diversificado de interessados para discutir como a PI pode ajudar a inovação verde. Stefan Agne da Delegação da UE no Brasil abriu a recepção em rede sublinhando a importância da PI para a economia verde. Os participantes do sector privado incluíam representantes de sociedades de advogados de PI e da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), bem como o Presidente da Associação Brasileira de Agentes de PI (ABAPI) e um juiz do Tribunal Regional Federal do Estado do Rio de Janeiro. Também se destacou a presença do SEBRAEo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, e o Agência de Inovação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), representando instituições de investigação.

Os participantes do sector público foram compostos por decisores da delegação da UE no Brasil, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Brasil (MAPA), o ramo local do Gabinete Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI), e representantes de administrações estrangeiras, tais como o Adido de PI do Administração do Comércio Internacional dos Estados Unidos e o Conselheiro de PI para a América Latina do governo francês. A sociedade civil foi representada por convidados da Rede de Tecnologia e Inovação do Rio de Janeiro (REDETEC), a Associação Brasileira de PI (ABPI) e o Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS).

A estreia do AL-INVEST Verde IPR ofereceu uma excelente oportunidade para a troca de pontos de vista e partilha de conhecimentos, resultando em muita coisa para pensar em actividades futuras. Para mais informações, consulte por favor o nosso comunicado de imprensa (disponível apenas em português).