Peritos brasileiros e europeus, autoridades e representantes do sector privado discutem a sustentabilidade e rastreabilidade das cadeias de valor da carne e do couro em Brasília

Brasília, 26 de Setembro de 2022.

A Comissão Europeia, através do programa AL-INVEST Verde (Componente 2), em colaboração com o IPAM (Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia), organizou em 15 de Setembro em Brasília (Brasil), a conferência de encerramento do "The Amazon Environmental Research Institute".Diálogos sobre sustentabilidade e rastreabilidade nas cadeias de valor da carne e do couro".

Estes diálogos foram realizados entre Março e Maio de 2022, precedidos por uma mesa redonda de análise em Dezembro de 2021. A iniciativa proporcionou um fórum de discussão e troca de experiências, desafios, oportunidades e acções futuras para aumentar a transparência e sustentabilidade das cadeias de valor da carne e do couro no Brasil, bem como a importância das políticas públicas.

A conferência foi aberta por Ignacio YbáñezEmbaixador da União Europeia no Brasil; Paolo GarzottiChefe da Unidade para as Relações Comerciais com a América Latina na Direcção-Geral do Comércio da Comissão Europeia; e Marcella TeixeiraCoordenador Geral de Produção Animal, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Alimentar do Brasil.

No seu discurso, Ybáñez considerou o momento actual decisivo para "a transição para economias mais verdes" e assegurou que "O Brasil e a União Europeia têm uma oportunidade única de trabalhar em conjunto para construir instrumentos que promovam cadeias de valor mais sustentáveis.. Ele também se referiu a a proposta da Comissão para regulamentar os produtos sem desflorestação. Disse que visa "contribuir para a luta contra as alterações climáticas e a perda de biodiversidade associada à desflorestação global" e indicou que as regras se aplicarão igualmente aos produtos produzidos tanto dentro como fora da UE. "A UE contribui ao consumir uma parte significativa dos produtos associados à desflorestação. Por conseguinte, tem a responsabilidade de contribuir para a eliminação da desflorestação", disse ele.

Pela sua parte, Paolo Garzotti considerou que "a rastreabilidade da carne e do couro poderia ser um elemento importante e simbólico para uma relação comercial sustentável". entre o Brasil e a UE. Relativamente à futura regulamentação europeia sobre desflorestação, manifestou confiança de que o Brasil já tem capacidade e recursos para pôr em prática os sistemas necessários para o seu cumprimento.

Marcella Teixeira referiu-se à nova versão do Plano Sectorial de Adaptação e Baixa Emissão de Carbono na Agricultura e Pecuária do Brasil (Plano ABC+), que na sua primeira década de implementação "superou todos os objectivos estabelecidos". Disse que este plano está subjacente a todos os programas promovidos pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Brasil e demonstra o empenho dos produtores brasileiros nas agendas da produção sustentável e da protecção ambiental. Neste sentido, ele apontou "A importância do Brasil no contexto global como potência agro-ambiental". e defendeu o reforço e a consolidação deste papel.

Sistemas de rastreabilidade

Nos dias 2 e 3 de Dezembro de 2021, AL-INVEST Verde e IPAM organizaram uma mesa redonda para analisar a situação das cadeias de valor da carne e do couro no Brasil. Este evento foi seguido de três diálogos técnicos entre Março e Maio de 2022, a partir dos quais, através de entrevistas com actores-chave, o IPAM conduziu um estudo sobre sistemas de rastreabilidade para cadeias de valor de carne e couro no Brasil. Durante a conferência, o director executivo do IPAM, André Guimarães, apresentou os resultados deste estudo, que identificou 13 iniciativas de rastreabilidade actualmente implementadas no país, juntamente com os seus benefícios e recomendações para impulsionar estes sistemas.

Após esta apresentação, o evento terminou com mais duas mesas redondas que analisaram o papel do sector privado na transparência e rastreabilidade nas cadeias de valor da carne e do couro, bem como o papel do sector público na promoção de sistemas de transparência e rastreabilidade para reduzir o risco de desflorestação.

Todos os membros do painel concordaram sobre a importância destas questões e partilharam boas práticas para as abordar no futuro. Pela sua parte, A UE dará seguimento a estas acções com a promoção de um ou dois projectos que apoiarão o desenvolvimento de sistemas de rastreabilidade do gado no Brasil.. Além disso, foram iniciados contactos entre o Governo do Estado de Minas Gerais e a UE, e a Comissão está a analisar as possibilidades de apoio a este e a outros Estados.

 

Sobre o AL-INVEST Verde

AL-INVEST Verde é um programa da União Europeia (UE). O seu objectivo global é promover o crescimento sustentável e a criação de empregos, apoiando a transição para uma economia de baixo carbono, eficiente em termos de recursos e mais circular na América Latina. Através da sua Componente 2 fornece assistência para o reforço de políticas públicas e diálogos de múltiplos intervenientes sobre cadeias agrícolas e de valor sustentáveis, normas ambientais e laborais, bem como sobre políticas comerciais e económicas sustentáveis e quadros regulamentares. Para mais informações, visite:  www.alinvest-verde.eu

Sobre o IPAM

O Instituto de Investigação Ambiental da Amazónia (IPAM) é uma organização científica, não governamental, não partidária e sem fins lucrativos que tem vindo a trabalhar para o desenvolvimento sustentável da Amazónia desde 1995. O seu objectivo é consolidar o modelo de desenvolvimento tropical da Amazónia até 2035, através da produção de conhecimento, implementação de iniciativas locais e influência nas políticas públicas, a fim de ter impacto no desenvolvimento económico, na igualdade social e na preservação ambiental. Para mais informações, visite: www.ipam.org.br

 

Diálogos técnicos sobre sostenibilidad y trazabilidad de las cadenas de valor de la carne y el cuero

Partilhar: