Câmara de Comércio de Santiago lidera jornada para circular as embalagens do comércio eletrónico no Festival Ladera Sur 2023

Lima, 21 de novembro de 2023 - A Câmara de Comércio de Santiago (CCS) participou no 2º Festival Ladera Sur, uma atividade centrada no cuidado da natureza e do ambiente. O grêmio teve um módulo no setor Mercado Bosque, no qual apresentou seu projeto de Embalagens sustentáveis para o comércio eletrónicoque é desenvolvido no âmbito da Componente 1 do programa AL-INVEST Verde.

Na sexta-feira, 10 de novembro, realizou-se um Dia Circular, com um seminário aberto para inspirar e contextualizar os principais desafios do sector. A sessão contou com a presença de María Teresa Vial, presidente da CCS, Andrea Nicolaj, da Delegação da União Europeia no Chile, e da especialista uruguaia em economia circular Giselle Della Mea, fundadora da 3 Vectors, que proferiu um discurso intitulado "Projetar um mundo sem resíduos".

Seguiu-se um painel de discussão para analisar a realidade local, as oportunidades empresariais e os modelos de negócio que se perspectivam para o Chile. Este painel contou com a participação de Ximena Ruz, directora executiva da Agência para a Sustentabilidade e as Alterações Climáticas, Eliana Moreno, CEO da UNIBAG, e Raúl Troncoso, assistente de gestão ESG da Cencosud, que contribuíram com diferentes visões do mundo público e privado na Painel "Pensar fora da caixa: o futuro das embalagens para comércio eletrónicoque foi moderada por Verónica Torres, Gestora de Sustentabilidade da CCS.

Durante a tarde, os desafios e as oportunidades foram discutidos em profundidade com mais de 60 participantes que foram cuidadosamente seleccionados para representar os diferentes sectores de embalagens de comércio eletrónico no Chile. O evento contou com a presença das principais empresas B2C, fullfilment e last mile, que se reuniram com fornecedores de embalagens, especialistas em eco-design, economia circular e organizações dedicadas a promover a agenda da economia circular no país, como o Ministério do Meio Ambiente, A CORFO, a Associação da Indústria de Plásticos (ASIPLA), o Centro Chileno de Embalagem (CENEM), a Fundación Chile, a Agência para a Sustentabilidade e as Alterações Climáticas (ASCC), a Gransic de Envases y Embalajes, entre outras, trabalharão sob a abordagem metodológica Circular Design Thinking™, repensar, de forma sistémica e colaborativa, em propostas de novas soluções para reduzir o impacto ambiental gerado pelas embalagens do comércio eletrónico.

Verónica Torres, Gestora de Sustentabilidade da CCS, afirmou que "Foi uma grande oportunidade partilhar o nosso projeto no II Festival Ladera Sur, é um problema que vemos todos os dias como consumidores e queremos fazer parte da solução, desafiando-nos a reduzir o excesso de embalagens e mobilizando-nos para procurar soluções inovadoras e mais sustentáveis.