2 milhões serão utilizados para promover projectos de economia verde e sustentabilidade ambiental na Colômbia.

Bogotá, 01 de Fevereiro de 2023 - A União Europeia anunciou os cinco projectos vencedores para a Colômbia do programa AL-INVEST Verde, com um investimento de cerca de 1,9 milhões de euros (cerca de 9,6 mil milhões de pesos), que beneficiará mais de 2.500 empresários e MPMEs de todos os sectores na Colômbia.

As entidades responsáveis pela execução destes projectos são a Câmara de Comércio de Bogotá, a Câmara de Comércio de Barranquilla, a Câmara de Comércio de Bucaramanga, a Corporação Interactuar, a Fundación del Valle e a Associação Nacional de Comércio Externo - ANALDEX, que actuarão nos departamentos de Atlántico, Magdalena, César, Cundinamarca, Santander, La Guajira, Bolívar, Valle del Cauca, Antioquía, Arquipélago de San Andrés Providencia e Santa Catalina, região do Eje Cafetero e Bogotá.

O programa procura apoiar a transição energética, a criação de emprego, o aumento da rotatividade, a adopção de práticas de produção sustentáveis e o desenvolvimento de mulheres empreendedoras rurais.

"A União Europeia está empenhada nas questões de transição ambiental e o sector privado desempenha um papel muito importante neste contexto. Temos estado a trabalhar de mãos dadas com os países parceiros e a América Latina é uma região muito importante para a realização do desenvolvimento sustentável. A implementação de um programa como o AL-INVEST Verde contribui para a realização dos objectivos climáticos de 2030, tendo em conta o Pacto Verde Europeu e contribuindo para os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas."disse Félix Fernández-Shaw, Director das Parcerias Internacionais para a América Latina na Comissão Europeia

O programa AL-INVEST Verde é uma iniciativa da União Europeia que promove o crescimento sustentável e a criação de emprego na região, com ênfase nas pequenas e médias empresas (PME), que afectou mais de 9 milhões de euros à promoção de projectos de economia verde na América Latina.

Ao longo da sua implementação, o programa proporcionará formação, assistência técnica e actividades de promoção comercial, trabalho em rede e outras acções para contribuir para a produtividade e competitividade das PME na região.

A implementação dos projectos seleccionados visa melhorar a produtividade e competitividade através da inovação, promoção da sustentabilidade e inclusão nas MPMEs. Além disso, procura melhorar a eficiência energética das empresas beneficiárias, gerando uma poupança potencial estimada em 40 por cento.

"Para a Câmara de Comércio de Bogotá e seus aliados, fazer parte deste programa significa a oportunidade de contribuir para a transição de mais de 370 MPMEs para uma abordagem abrangente da sustentabilidade ambiental na prática empresarial, como um dos factores determinantes no crescimento e desenvolvimento potencial das empresas, independentemente da sua actividade económica, dimensão ou sector", disse Nicolás Uribe Rueda, presidente executivo do CCB.

Sobre o AL-INVEST Verde

AL-INVEST Verde é um programa da União Europeia cujo principal objectivo é promover o crescimento sustentável e a criação de emprego na América Latina, apoiando a transição para uma economia de baixo carbono, eficiente em termos de recursos e mais circular. Através da Componente 1, o programa gere fundos para a implementação de projectos inovadores de associações de pequenas empresas para promover práticas sustentáveis no sector privado. O Componente 1 é liderado por secaA organização alemã sem fins lucrativos, que opera a nível mundial com o objectivo de promover o sector privado.