O "Workshop Virtual sobre Licenciamento de Variedades Vegetais" já está disponível em linha.

13 de dezembro de 2023. A Componente 3, AL-INVEST Verde DPI, anuncia que o "Workshop Virtual sobre Licenciamento de Variedades Vegetais" está agora disponível para visualização completa na sua Canal do Youtube. Este evento reuniu líderes e especialistas de renome mundial num esforço para abordar a importância da licenciamento de variedades vegetais protegidos nos domínios da agricultura e da investigação.

O seminário, realizado em 12 de dezembro de 2023, foi um ponto de encontro para dirigentes e peritos de instituições públicas e pequenas e médias empresas e foi organizada em colaboração com a União Internacional para a Proteção das Obtenções Vegetais (UPOV) e o Instituto Comunitário das Variedades Vegetais (ICVV).

A abertura esteve a cargo de Miguel Rapela, diretor académico do Mestrado em Propriedade Intelectual e Novas Tecnologias da Universidade Austral da Argentina, que sublinhou que a importância crucial do licenciamento PVP nos sectores da agricultura e da investigação.

Vários peritos, como a equipa do Instituto Nacional de Investigação Agrária (INIA) do Uruguai, composta por José Silva, Carlos Rossi e Florencia Marenges, discutiram estratégias para reforçar as capacidades dos institutos públicos envolvidos no desenvolvimento de novas variedades vegetais.

A secção sobre a perspetiva jurídica foi dirigida por Antonio Villarroel, Diretor-Geral da Associação Nacional de Obtentores Vegetais de Espanha (ANOVE), que forneceu uma visão valiosa sobre o quadro jurídico e regulamentar para os obtentores de plantas. questões jurídicas fundamentais no domínio do licenciamento. Entre elas, a criação de Gabinetes de Proteção das Variedades e a análise de aspectos cruciais dos contratos de licenciamento, com ênfase na garantia de acordos equitativos.

O evento também destacou histórias de sucesso inspiradoras em proteção e licenciamento de variedades vegetais, destacando o trabalho da Embrapa Arroz e Feijão, no Brasil, e da Pantanoso del Sauce, no Uruguai.

O principal objetivo do seminário era alargar os conhecimentos dos comercialização de variedades vegetais protegidasbeneficiando um público relevante nos países da América Latina. Esta iniciativa foi uma continuação do evento realizado em 2022, que gerou um interesse excecional no domínio das variedades vegetais, evidenciado pela elevada participação e pelos excelentes resultados dos inquéritos de satisfação.

O AL-INVEST Verde DPI estende os seus sinceros agradecimentos a todos os participantes, oradores e colaboradores por terem contribuído para o sucesso retumbante deste evento. O Componente 3 reafirma o compromisso de promover a inovação e o desenvolvimento sustentável na América Latina. Para aceder ao workshop completo, convidamo-lo a visitar o nosso canal no Youtube.

Sobre o AL-INVEST Verde
O AL-INVEST Verde é um programa da União Europeia (UE) cujo principal objetivo é promover o crescimento sustentável e a criação de emprego na América Latina, apoiando a transição para uma economia de baixo carbono, eficiente em termos de recursos e mais circular. Através da Componente 3: AL-INVEST Verde IPR, liderada pelo Instituto da Propriedade Intelectual da União Europeia (EUIPO), o programa procura alcançar uma maior utilização e eficácia dos direitos de propriedade intelectual na América Latina, particularmente nos países do MERCOSUL e no Chile, para aumentar as oportunidades de cooperação em investigação e estimular a competitividade e a inovação sustentável.