Especialistas do Paraguai e do Uruguai analisam as políticas para o desenvolvimento do sector florestal

Assunção, 20 de julho de 2023. A sede da Rede Paraguaia de Investimento e Exportação (REDIEX), sob a tutela do Ministério da Indústria e do Comércio (MIC), organizou uma sessão sobre intercâmbio de experiências entre o Paraguai e o Uruguai sobre as políticas de desenvolvimento do sector florestal.

No encontro, Carlos Faroppa, Diretor-Geral de Florestas do Ministério da Pecuária, Agricultura e Pescas do Uruguai, e Leonardo Boragno, assessor da Direção-Geral de Florestas, apresentaram as principais políticas públicas e as melhores práticas implementadas no desenvolvimento das florestas. O sector florestal do Uruguai, considerado uma referência regional na produção florestal e nas exportações de madeira.

A reunião sublinhou a necessidade de forte governação e coordenação entre políticas e instrumentos para alcançar um desenvolvimento sustentável e a longo prazo do sector florestal. Foi também salientada a importância de uma lei florestal, de incentivos fiscais e económicos, bem como a necessidade de desenvolver instrumentos de crédito compatíveis com as necessidades do sector, a obtenção de certificações internacionais para acesso aos mercados externos, a capacidade do investimento direto estrangeiro para promover a tecnologia e a capacidade do sector florestal para gerar emprego de qualidade, em comparação com outras actividades do sector primário.

Esta sessão encerrou dois dias de trabalho de campo, durante os quais Carlos Faroppa e Leonardo Boragno, acompanhados por José Ayala Brun, especialista da Plataforma de Florestas e Floricultura da REDIEX-MIC, visitaram plantações florestais e indústrias madeireiras nos departamentos de Alto Paraná e Caazapá. 

A reunião contou com a presença da Vice-Ministra da REDIEX, Gilda Arréllaga; do Vice-Ministro do Comércio e Serviços do MIC, Pedro Mancuello; da Directora do Instituto Nacional Florestal (INFONA) do Paraguai, Cristina Goralewski, e de representantes da Agência de Financiamento do Desenvolvimento (AFD), da Superintendência dos Bancos do Banco Central do Paraguai e da Secretaria Técnica do Planeamento.

Sobre o AL-INVEST Verde

AL-INVEST Verde é um programa da União Europeia (UE) cujo principal objectivo é promover o crescimento sustentável e a criação de emprego na América Latina, apoiando a transição para uma economia de baixo carbono, eficiente em termos de recursos e mais circular. Através da Componente 2, liderada pela FIIAPP em consórcio com o IILA, o programa fornece assistência para reforçar as políticas públicas e os diálogos entre as várias partes interessadas sobre cadeias agrícolas e de valor sustentáveis, normas ambientais e laborais, bem como o comércio sustentável e os quadros de política económica e reguladores.