Montevideu acolhe vários eventos sobre indústrias criativas e direitos de propriedade intelectual

Montevideo, 15 de abril de 2024.- No início de abril, Montevideu acolheu uma série de eventos organizados pela AL-INVEST Verde DPI, centrados no cruzamento das indústrias criativas e dos direitos de propriedade intelectual (DPI). Dirigidos a profissionais dos países do MERCOSUL e do Chile, estes eventos abordaram o futuro da criatividade, com ênfase na inovação e na legalidade.

Na sequência destas sessões, o AL-INVEST Verde IPR debruçou-se sobre estratégias práticas para navegar o impacto das tecnologias emergentes nas indústrias criativas, com especial incidência na inteligência artificial (IA) e nas suas implicações para os direitos de propriedade intelectual. A importância da supervisão judicial para salvaguardar esses direitos também foi destacada.

Estes esforços reflectem o compromisso da AL-INVEST Verde DPI em fomentar a inovação e a colaboração nos sectores criativos dos países do MERCOSUL e do Chile, assegurando a sua proteção.

O fórum sobre inovação digital e direitos de propriedade intelectualrealizada em 8 de abrilfoi um esforço de colaboração entre a Direção Nacional da Propriedade Industrial (DNPI) do Ministério da Indústria, Energia e Minas do Uruguai (MIEM) e a Agência para o Governo Eletrónico e a Sociedade da Informação e do Conhecimento (AGESIC) da Presidência, entre outros parceiros.

Os principais tópicos incluíram estratégias para abordar o impacto dos conteúdos gerados por IA nos sectores criativos, o aproveitamento da tecnologia para a criatividade e a inovação e a necessidade de quadros jurídicos sólidos para combater a infração em linha.

O fórum, que reuniu profissionais da América Latina e da UE, incluindo representantes de vários sectores, teve como objetivo promover o diálogo e a partilha de conhecimentos.

O seminário para juízes no final do ano, realizada em 9 de abrilcentrou-se em dotar os juristas de ferramentas para enfrentar os desafios da propriedade intelectual na era digital. Foram discutidos casos recentes e questões emergentes, com o objetivo de harmonizar as abordagens judiciais e melhorar a eficácia dos mecanismos legais contra a violação de marcas registadas.

O 10 de abrilos juízes reuniram-se para uma intensa sessão do grupo de trabalho para continuar a discutir casos relevantes e contribuir para um resumo da jurisprudência desenvolvido pela rede de juízes AL-INVEST Verde IPR.

Na mesma série de eventos sobre as indústrias criativas e a propriedade intelectual, o 20 de março AL-INVEST Verde DPI organizou um seminário webinar internacional sobre as mulheres nas indústrias criativas e a sua capacidade de navegar efetivamente no panorama da PI.

Sobre o AL-INVEST Verde

O AL-INVEST Verde é um programa da União Europeia (UE) cujo principal objetivo é promover o crescimento sustentável e a criação de emprego na América Latina, apoiando a transição para uma economia de baixo carbono, eficiente em termos de recursos e mais circular. Através da Componente 3, AL-INVEST Verde IPR, liderada pelo Instituto da Propriedade Intelectual da União Europeia (EUIPO), o programa procura alcançar uma maior utilização e eficácia dos direitos de propriedade intelectual na América Latina, particularmente nos países do MERCOSUL e no Chile, para aumentar as oportunidades de cooperação em investigação e estimular a competitividade e a inovação sustentável.