Implementação sistemática de modelos de economia circular com agricultores e MPMEs relacionados com a agricultura no deserto chileno para reduzir as emissões de gases com efeito de estufa através da utilização eficiente dos recursos e da recuperação dos resíduos gerados.

O principal objetivo do projeto é estimular e facilitar a transição de agricultores e MPMEs no Norte Grande chileno (no deserto) para modelos de economia circular através da formação e implementação de práticas sustentáveis nos seus processos de produção. A ação será articulada através da transferência de metodologias e ligações empresariais entre o Chile e Espanha.

Os objectivos específicos do projeto são os seguintes:

  • Estabelecer a linha de base do impacto da produção da cadeia agrícola no Norte Grande do Chile no que diz respeito às emissões de GEE e determinar o nível de adoção de modelos de economia circular pelas MPME agrícolas. Esta ação centrar-se-á no reforço das capacidades, na circularidade e na digitalização, e contará com peritos europeus na aplicação de estratégias de economia circular.
  • Promover e gerar instâncias de articulação e ligação empresarial entre as MPME chilenas e as empresas europeias que procuram intercâmbio para acelerar a adoção de práticas de economia circular através de workshops e da divulgação de estratégias.
  • Conceber uma ferramenta Web de autodiagnóstico para a identificação e a definição de prioridades das estratégias de economia circular para os agricultores e as MPME agrícolas. Uma comunidade representativa será formada para a implementação de estratégias de circularidade de acordo com a ferramenta Web através de projectos-piloto de economia circular.
  • Formar um consórcio para garantir a manutenção da metodologia desenvolvida e sua replicação em outras regiões e/ou cadeias de valor na América Latina.

Consórcio de implementação:

Entidade coordenadora:

Entidades parceiras:

Beneficiários:

Os beneficiários finais são definidos como pequenos e médios agricultores no deserto chilenopara além de Parceiros MySME Produção agrícola primária. Para além disso, serão tidos em conta apicultores e trabalhadores relacionados com os produtos agro-alimentares, e outros actores com atributos sustentáveis na região.

Em poucas palavras:

Região/Cidades de implementaçãoDuração Orçamento totalN.º de PME beneficiárias 
Chile: Norte Grande24 meses 
31/03/2024 a
31/03/2026

€ 349.987,47

300

Contactar este projeto:

Franko Restovic

Coordenador do projeto - Universidad Andrés Bello

franko.restovic@unab.cl

Visão geral da privacidade

Este sítio Web utiliza cookies para que possamos proporcionar ao utilizador a melhor experiência possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu browser e desempenham funções como reconhecê-lo quando regressa ao nosso sítio Web e ajudar a nossa equipa a compreender quais as secções do sítio Web que considera mais interessantes e úteis.