O INPI Brasil visita o EUIPO para modernizar e reforçar o seu sistema de propriedade intelectual

Espanha, 13 de julho de 2023.- O Instituto Nacional de Propriedade Intelectual do Brasil (INPI) e o EUIPO estão a implementar uma atividade estratégica de reforço do sistema de propriedade intelectual através do modernização dos sistemas de qualidade y melhorias de processos ligados ao registo de títulos de propriedade industrial, nomeadamente de marcas.

A ação faz parte do programa de actividades AL-INVEST Verde IPR (Componente 3), financiado pela União Europeia e implementado pelo EUIPO.

Através de um visita de estudoA reunião, realizada de 11 a 13 de julho, contou com a participação de uma delegação de especialistas nos processos de gestão da qualidade e de exame de marcas registadas do INPI tem sido capaz de examinar em pormenor o sistemas de gestão implementadas pelo EUIPO, a fim de identificar práticas bem sucedidas que possam ser utilizadas para melhorar a eficiência, simplificar os procedimentos e otimizar a relação custo-benefício no sistema brasileiro de PI.

Paralelamente à visita de estudo, realizou-se uma sessão interactiva híbrida com o Brasil, centrada no tratamento e na gestão da relação do gabinete com os utilizadores e os titulares de direitos.  

A visita de estudo representou um passo significativo para o INPI Brasil na sua busca de continuar a melhorar um ambiente propício à inovação e à proteção da propriedade intelectual no país, em linha com as melhores práticas internacionais.

Sobre o AL-INVEST Verde

O AL-INVEST Verde é um programa da União Europeia (UE) cujo principal objetivo é promover o crescimento sustentável e a criação de emprego na América Latina, apoiando a transição para uma economia de baixo carbono, eficiente em termos de recursos e mais circular. Através do programa Componente 3AL-INVEST Verde DPI, liderado pelo Instituto da Propriedade Intelectual da UE (EUIPO), o programa procura conseguir uma maior utilização e eficácia dos direitos de propriedade intelectual (DPI) na América Latina, em particular nos países do MERCOSUL, para aumentar as oportunidades de cooperação no domínio da investigação e estimular a competitividade e a inovação sustentável.

Mais informações: https://internationalipcooperation.eu/en/alinvest-pi

Partilhar: