A componente 1 do programa AL-INVEST Verde é lançada em Antioquia, na Colômbia.

Medellín, 13 de abril de 2023. A União Europeia, a Fundación del Valle e a Interatuar apresentaram a Componente 1 do programa AL-INVEST Verde em Antioquia, na Colômbia. O programa será implementado em várias regiões do país, beneficiando mais de 2.500 empresários e MPMEs através de projectos de economia verde. 

"Com esta iniciativa, queremos apoiar os processos de transição energética, a criação de emprego, o aumento do volume de negócios, a adoção de práticas de produção sustentáveis e o desenvolvimento de mulheres empreendedoras rurais nas pequenas e médias empresas beneficiárias. Através destes mecanismos procuramos, entre outros objectivos, melhorar a eficiência energética das empresas afectadas, gerando uma poupança potencial estimada em 40%", afirmou o Embaixador da União Europeia, Gilles Bertrand, que também destacou a importância deste programa e saudou a aliança entre a Fundación del Valle em consórcio com a Interatuar e a ACTEC para a sua implementação em Antioquia. 

Harold Tavera, responsável da Interatuar pela promoção e implementação, explicou: "O objetivo da Interatuar é apoiar 425 agro-empresários de Antioquia, pertencentes às cadeias de valor da pecuária, do café e do cacau, que desenvolvam capacidades de liderança, gestão para a sustentabilidade, rentabilidade, geração de emprego formal e proteção do meio ambiente.". 

Por último, as Câmaras de Comércio de Bogotá, Barranquilla e Bucaramanga, bem como a Associação Nacional de Comércio Externo (Analdex), actuarão nos departamentos de Atlántico, Magdalena, César, Cundinamarca, Santander, La Guajira, Bolívar, Valle del Cauca, Arquipélago de San Andrés Providencia e Santa Catalina, região do Eje Cafetero e Bogotá.

Sobre o AL-INVEST Verde

AL-INVEST Verde é um programa da União Europeia cujo principal objectivo é promover o crescimento sustentável e a criação de emprego na América Latina, apoiando a transição para uma economia de baixo carbono, eficiente em termos de recursos e mais circular. Através da Componente 1, o programa gere fundos para a implementação de projectos inovadores de associações de pequenas empresas para promover práticas sustentáveis no sector privado. O Componente 1 é liderado por secaA organização alemã sem fins lucrativos, que opera a nível mundial com o objectivo de promover o sector privado.