A Comissão Europeia promove uma plataforma de parceria e um fórum farmacêutico de alto nível UE-ALC

Madrid, 27 de Fevereiro de 2023. A Comissão Europeia lançou uma plataforma em linha para criação de fósforos promover a colaboração entre entidades da América Latina e Caraíbas (ALC) relacionadas com a produção farmacêutica e as suas congéneres na União Europeia (UE). Além disso, a próxima 21 de Março organizará o fórum de alto nível "Partilha de inovações farmacêuticas entre a União Europeia e a América Latina e as Caraíbas"..

A plataforma está disponível desde Fevereiro e o registo pode ser feito no seguinte endereço ligação até 3 de Março. Após o registo, as organizações poderão identificar potenciais parceiros e reunir-se com estes parceiros através de reuniões confidenciais Business-to-business (B2B), que decorrerá até ao final de Março.

Um fórum de alto nível será também realizado a 21 de Março, reunindo representantes dos sectores público e privado. Nele serão discutidos os desafios do sector, como enfrentá-los e as novas oportunidades de cooperação mais estreita entre a UE e a América Latina e as Caraíbas.

Esta acção visa facilitar o acesso a produtos de saúde seguros, eficazes, de qualidade e a preços acessíveis, estimular o crescimento e empregos decentes, atrair a inovação do sector privado, facilitar o comércio, diversificar as cadeias de valor globais e reforçar os laços científicos, diplomáticos e humanos entre a América Latina e a Europa.

Entre outros, espera-se a participação de fabricantes de medicamentos (químicos, biológicos, genéricos e biosimilares), organizações de fabrico por contrato (OCM), fornecedores e produtores de matérias-primas, associações comerciais e instituições financeiras tanto da UE como da América Latina.

Aliança UE-ALC

Esta iniciativa faz parte da parceria de saúde UE-ALC, que se centra na produção local de vacinas, medicamentos, tecnologias de saúde, bem como no reforço da resiliência dos sistemas de saúde. Esta parceria responde ao forte interesse manifestado pelos líderes de ambos os continentes em reforçar a sua sistemas de saúde e aumentar a capacidade de fabrico local. 

Esta colaboração visa apoiar os esforços regionais, em particular o Plano de Auto-suficiência em Saúde, aprovado pela Comunidade dos Estados da América Latina e Caraíbas (CELAC) em Setembro de 2021, que estabelece linhas de acção para reforçar as capacidades de produção e distribuição de vacinas e medicamentos na região.

A diversificação da produção farmacêutica global é essencial para a segurança sanitária global. Por este motivo, a UE procura contribuir para a criação de condições para assegurar uma acesso equitativo a produtos de saúde de qualidade.

Para mais informações: www.eu-lac-business-marketplace-matchmaking.b2match.io/home 

Partilhar: