AL-INVEST Verde, o programa de cooperação internacional da União Europeia que promove a criação de emprego através do desenvolvimento da economia verde na América Latina, está a meio caminho de um marco, através da implementação da sua Componente 1, de apoio ao sector privado, com 66 projectos em curso e transformações tangíveis em vários sectores produtivos.
O Programa conseguiu a implementação de práticas sustentáveis em mais de 31 000 MPME que receberam formação para melhorar a produtividade e a eficiência, promover a economia circular e a digitalização, reforçando as suas capacidades para competir em mercados mais exigentes. Além disso, mais de 2 000 PME conseguiram aumentar o seu volume de negócios e cerca de 2 500 implementaram normas, padrões e certificações de comércio biológico e justo.
"Temos estado a trabalhar em dois pilares. O primeiro está relacionado com os sistemas agrícolas e o segundo com a promoção de modelos de negócio mais circulares. Temos assistido a desenvolvimentos muito positivos em muitos sectores. No sector agrícola, por exemplo, os produtores adoptaram a policultura para otimizar a produtividade e a gestão sustentável dos seus recursos. Do mesmo modo, a reutilização de resíduos nas MPME industriais incentivou a criação de novos produtos a partir de materiais reciclados.", afirma Irene Haddad, chefe de equipa da componente de apoio ao sector privado do programa.
Estes resultados foram possíveis graças aos esforços conjuntos de mais de 170 instituições latino-americanas e europeias que têm vindo a trabalhar de forma coordenada para reforçar as PME latino-americanas.
Criação de empregos verdes
Um dos resultados mais notáveis é a criação e manutenção de cerca de 6.000 empregos verdes e digitais, uma vez que a incorporação de práticas sustentáveis gerou novas oportunidades de emprego nos sectores agrícola, industrial e do turismo sustentável, onde os trabalhadores estão diretamente envolvidos em iniciativas para reduzir o impacto ambiental.
Os 66 projectos do programa AL-INVEST Verde contribuem para sectores-chave da economia latino-americana, incluindo o sector agrícola, que trabalha com culturas como o café, o cacau, a fruta, a agroindústria, etc., o sector industrial nos sectores têxtil, da construção, químico, automóvel, dos plásticos e da gestão de resíduos, a utilização de matérias-primas e o turismo sustentável.
Sobre o AL-INVEST Verde
O AL-INVEST Verde é um programa da União Europeia cujo principal objetivo é promover o crescimento sustentável e a criação de emprego na América Latina, apoiando a transição para uma economia de baixo carbono, eficiente em termos de recursos e mais circular. Através da Componente 1, o programa gere fundos para a implementação de projectos inovadores de associações de pequenas empresas para impulsionar práticas sustentáveis no sector privado. A Componente 1 é liderada pela sequa, uma organização alemã sem fins lucrativos que opera a nível mundial com o objetivo de promover o sector privado.
Para mais informações, visite: www.alinvest-verde.eu