MPME Verdes na Costa Rica: Impulsionar a Transição Empresarial Sustentável

O projeto visa contribuir para uma sociedade mais solidária e amiga do ambiente, através de processos de formação e apoio destinados a desenvolver capacidades e a promover a adoção de práticas sustentáveis que favoreçam a transição para economias de baixo carbono, eficientes em termos de recursos e mais circulares.

O projeto visa envolver um número significativo de MPME em cadeias de abastecimento sustentáveis em resultado do apoio à adoção de práticas económicas sustentáveis e/ou digitalizadas. Visa igualmente gerar empregos verdes e digitais no âmbito das novas oportunidades abertas pelo projeto.

A execução do projeto prevê pelo menos dois dias de trabalho por mês - presencial ou virtual - com os representantes das MPME. Os workshops serão de carácter informativo, formativo e/ou de aplicação prática. A abordagem inclui aconselhamento e apoio técnico personalizado no terreno e através de ferramentas digitais que fornecerão assistência em linha em tempo real, acesso a documentos-chave e perguntas e respostas frequentes.

 O plano de trabalho contempla a caraterização das MPMEs através da aplicação da abordagem baseada em processos. O objetivo é identificar a capacidade de gestão, os factores e desafios de sustentabilidade, os desafios e oportunidades ambientais, bem como as necessidades específicas de formação e apoio, a fim de prestar atenção de acordo com as características das MPME para facilitar uma transição ecológica eficaz. 

Entre os desafios mais importantes enfrentados pelo projeto estão a mudança de mentalidade das MPMEs para adotar práticas orientadas para uma economia de baixo carbono, eficiente em termos de recursos e mais circular; a adoção de práticas sustentáveis de acordo com as diretrizes da União Europeia; acordos e ligações para aumentar as oportunidades de exportação, bem como a implementação de modelos de negócios solidários, sustentáveis e lucrativos. O projeto apoiará a definição da nova proposta de valor de cada MPME; a gestão de certificações de interesse, bem como o acesso a recursos financeiros. 

 Consórcio de implementação:

Entidade coordenadora:

Entidades parceiras:

Beneficiários:

O projeto visa pelo menos 150 MPME e organizações de produtores nos sectores da agricultura, do turismo e dos serviços. Estes sectores têm um impacto significativo no ambiente, como a poluição da água e dos solos, a sobre-exploração dos recursos naturais no turismo, todos eles problemas críticos que têm de ser resolvidos para preservar os ecossistemas e a biodiversidade, bem como para reduzir as emissões de carbono.

A vasta experiência de trabalho da FCA e do TEC com produtores e organizações agrícolas e turísticas dos cantões de Río Cuarto, Sarapiquí e San Carlos, bem como os intercâmbios com MPME e actores sociais, evidenciam os principais desafios que limitam o seu desenvolvimento e crescimento. Estas organizações manifestaram o seu interesse em participar num processo de formação e assistência técnica destinado a melhorar a sua eficácia e a promover o crescimento económico das suas empresas.

As MPME participantes estão também a enfrentar os efeitos das alterações climáticas, que provocaram fortes chuvas e inundações, com efeitos significativos nesta área, onde o conhecimento e a aplicação de práticas agrícolas e turísticas sustentáveis são limitados. As MPME enfrentam igualmente dificuldades no acesso aos mercados nacionais e internacionais devido aos requisitos de qualidade e sustentabilidade e aos volumes de produção que estes exigem.

 Em poucas palavras:

Região/Cidades de implementaçãoDuraçãoOrçamento totalN.º de MPME beneficiárias
Zona Norte da Costa Rica.
Cantões: Sarapiquí, San Carlos e Río Cuarto
1 de abril de 2024 a 30 de novembro de 2025 €375 000 150

Contactar este projeto:

Astrid Fischel

Coordenador Geral de Projectos - Fundación Ciudadanía Ativa

afivo100@gmail.com

info@fundacionciudadaniaactiva.org