O projecto BeeGreen irá apoiar mais de 1.000 produtores no sector da apicultura para promover empregos verdes na Bolívia.

La Paz, 08 de Março de 2023 - A Câmara Nacional de Comércio da Bolívia, em parceria com a Confederação dos Agricultores da Úmbria (Itália), recebeu uma subvenção no âmbito do Primeiro Convite à Apresentação de Propostas para projectos da Componente 1 do programa AL-INVEST Verde da União Europeia.

A subvenção recebida permitirá a implementação do projecto BeeGreen, que visa desenvolver oportunidades de negócio digital sustentáveis na cadeia de valor da apicultura na Bolívia, com escalabilidade e replicabilidade noutras cadeias de valor agroflorestais (com ênfase no café e no cacau), com um enfoque no mercado e na contenção da desflorestação. O projecto será implementado ao longo dos próximos 30 meses.

Especificamente, o Projecto BeeGreen procura

  • Articulação de 1.000 produtores e empresários da cadeia de valor da apicultura para impulsionar a transformação sustentável com ferramentas que permitam a rastreabilidade dos produtos, o desenvolvimento de competências e a apropriação das soluções inovadoras da Agritech.
  • Promover pelo menos 300 empresas orientado para a não desflorestação nas cadeias de valor agrícolas na Bolívia, através de uma plataforma Agritech como centro de conhecimento para promover cerca de 1 000 empregos verdes (60% mulheres e jovens).
  • Implementação do primeiro Observatório Nacional Agritech desenvolver um caminho crítico para que as empresas e os empresários adoptem soluções tecnológicas digitais intuitivas para um desenvolvimento sustentável e sem desflorestação nas cadeias de valor da Bolívia.

 

375.000 euros co-financiados pela União Europeia e pelos parceiros de implementação para a promoção do crescimento sustentável e da criação de emprego na região, com ênfase nas pequenas e médias empresas (PME).

Ao longo da sua execução, o Projecto BeeGreen proporcionará formação, assistência técnica, actividades de promoção comercial, criação de redes e outras acções destinadas a contribuir para a produtividade e a competitividade das PME dos sectores agro-produtivos da Bolívia.

O programa AL-INVEST Verde da União Europeia tem a CAINCO na Bolívia como líder local. O programa - através da implementação da sua Componente 1 - seleccionou 24 projectos entre as 136 propostas recebidas durante o Primeiro Convite à Apresentação de Propostas, sendo o Projecto BeeGreen apresentado pela Câmara Nacional de Comércio a única iniciativa seleccionada na Bolívia.

O Presidente da Câmara Nacional de Comércio, Mario Paredes Vargas, ratificou o compromisso da organização para com o desenvolvimento sustentável da Bolívia. Neste cenário, indicou que "as PME são actores-chave para o desenvolvimento sustentável das economias devido ao seu elevado potencial para responder às necessidades do mercado, gerar emprego e permitir o acesso a melhores condições de vida. Com o Projecto BeeGreen, serão atribuídos fundos para beneficiar as PME e, ao mesmo tempo, expandir as suas possibilidades comerciais ao abrigo das normas da União Europeia".

Através do seu embaixador na Bolívia, Michael Dóczy, a União Europeia reafirmou o seu empenhamento na transição ambiental. Para a União Europeia, a América Latina é uma região muito importante para alcançar o desenvolvimento sustentável. A implementação de um programa como o AL-INVEST Verde contribui para a realização dos objectivos climáticos para 2030, tendo em conta o Pacto Verde Europeu e contribuindo para os ODS da ONU.

Sobre o AL-INVEST Verde

AL-INVEST Verde é um programa da União Europeia cujo principal objectivo é promover o crescimento sustentável e a criação de emprego na América Latina, apoiando a transição para uma economia de baixo carbono, eficiente em termos de recursos e mais circular. Através da Componente 1, o programa gere fundos para a implementação de projectos inovadores de associações de pequenas empresas para promover práticas sustentáveis no sector privado. O Componente 1 é liderado por secaA organização alemã sem fins lucrativos, que opera a nível mundial com o objectivo de promover o sector privado.