WofA apresentou projecto financiado ao abrigo do programa AL-INVEST Verde

Paris, 16 de Fevereiro de 2023 - Wines of Argentina, a instituição responsável pela promoção do vinho argentino a nível mundial, lançou oficialmente o seu programa de sustentabilidade para o sector vitivinícola, tornado possível por AL-INVEST VerdeA iniciativa da União Europeia (UE) irá reforçar a estratégia de promoção do produto nacional graças a várias acções associadas à sustentabilidade social, ambiental e económica. A apresentação teve lugar em Paris, no âmbito da participação da Argentina na feira VINEXPO 2023.

Sustenta-Vitis com foco nas PMEs

De um total de 136 propostas apresentadas durante o primeiro convite AL-INVEST Verde, foram seleccionados 24 projectos, incluindo a iniciativa WofA. Sustenta-Vitis. Programa Integral de Sustentabilidade para o Vinho Argentinojuntamente com o seu parceiro europeu Interco Aquitaine. Desta forma, o WofA foi o beneficiário de uma subvenção não reembolsável de 300.000 euros da União Europeia (UE), a ser implementada ao longo de um período de 24 meses. 

Este projecto enquadra-se no âmbito da Componente 1 do programa, que procura promover o crescimento sustentável e a criação de emprego, apoiando a transição para uma economia de baixo carbono, eficiente em termos de recursos e mais circular na América Latina. Especificamente, procura encorajar as PMEs latino-americanas a adoptarem produtos, processos e serviços mais limpos e mais eficientes em termos de recursos. 

"Estamos extremamente orgulhosos de que o projecto Sustenta-Vitis tenha sido seleccionado pela AL-INVEST Verde. Não só é um grande reconhecimento do trabalho que temos vindo a fazer no WofA, como é mais uma prova de que a sustentabilidade é, sem dúvida, o horizonte que temos de olhar se quisermos continuar a deixar a nossa marca no mundo. Estes recursos vão permitir-nos aprofundar as nossas acções para fornecer às pequenas e médias adegas os conhecimentos e ferramentas necessárias para se adaptarem às novas exigências do público e às exigências dos mercados".disse Magdalena Pesce, Directora-Geral de Vinhos da Argentina. 

"As PMEs são actores-chave para o desenvolvimento sustentável das economias devido ao seu elevado potencial para responder às necessidades do mercado, gerar emprego e permitir o acesso a melhores condições de vida. Na AL-INVEST Verde gerimos fundos para financiar projectos que procuram beneficiar as PME e, ao mesmo tempo, expandir as suas possibilidades de comércio segundo as normas da UE, dando-lhes uma vantagem competitiva".disse Irene Haddad, Chefe de Equipa da Componente 1 do AL-INVEST Verde.  

Reforço dos pilares institucionais

De acordo com a visão institucional do WofA no sentido de uma viticultura sustentável, diversificada e inclusiva, o projecto Sustenta-Vitis envolve uma série de linhas de acção cuja implementação terá um impacto positivo nas adegas argentinas e contribuirá também para promover a comunicação da sustentabilidade como uma das características do vinho produzido localmente: 

  • WofA Sustenta: Assistência e transferências para implementar melhorias na fase produtiva das adegas e obter certificações;
  • WofA Recupera: Assistência às adegas na recuperação de resíduos; Acordos interinstitucionais. 
  • WofA Concientiza: Programa de divulgação de boas práticas e campanhas de comunicação.
  • WofA Innova: Concurso de Inovação; Ligação interinstitucional e inter-empresarial. 

Através do AL-INVEST Verde, mais de 9 milhões de euros serão atribuídos para impulsionar projectos de economia verde na América Latina. Ao longo da sua implementação, o programa AL-INVEST Verde proporcionará formação, assistência técnica, actividades de promoção comercial, criação de redes e outras acções para contribuir para a produtividade e competitividade das PMEs na região. Os projectos seleccionados foram apresentados por diversas instituições de países como Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Nicarágua, Peru e Uruguai. 

Evento de lançamento em Paris

A apresentação oficial do programa teve lugar na terça-feira 14 de Fevereiro na sede da Embaixada da Argentina em França, onde o Embaixador Leonardo Costantino acolheu uma recepção na qual participaram autoridades de AL-INVEST Verde, Interco, sequa, WofA, o Director Geral da OIV, Pau Roca, e destacados sommeliers do nosso país como Andrea Donadío, Valeria Gamper, Paz Levinson, Valeria Mortara, Marcela Rienzo e Emiliano Calderón; destacados sommeliers do nosso país como Andrea Donadío, Valeria Gamper, Paz Levinson, Valeria Mortara, Marcela Rienzo e Emiliano Calderón; líderes da indústria como Michel Rolland e Laurent Dassault, assim como membros da delegação das adegas argentinas que se deslocaram a França por ocasião da feira Vinexpo Paris.

Neste quadro, os participantes tiveram a oportunidade de provar diferentes rótulos argentinos, reflectindo o prestígio e a grande diversidade que o país tem em termos de vinho, seguindo as directrizes da campanha de comunicação "Argentina Insuperável do WofA. Entre as adegas provadas, que também marcaram a sua presença na Vinexpo, encontravam-se: Familia Zuccardi, Familia Millán, Jasmine Monet Organic Vineyard, Susana Balbo, Don Cristóbal, Bodega Diamandes, Bodega Cuchillo de Palo e Bodegas Salentein.

Sobre o AL-INVEST Verde

AL-INVEST Verde é um programa da União Europeia cujo principal objectivo é promover o crescimento sustentável e a criação de emprego na América Latina, apoiando a transição para uma economia de baixo carbono, eficiente em termos de recursos e mais circular. Através da Componente 1, o programa gere fundos para a implementação de projectos inovadores de associações de pequenas empresas para promover práticas sustentáveis no sector privado. O Componente 1 é liderado por secaA organização alemã sem fins lucrativos, que opera a nível mundial com o objectivo de promover o sector privado.