Workshop de inovação: futuro sustentável para o sector florestal

O Chaco acolheu um espaço de trabalho que reuniu os sectores produtivo, empresarial e governamental que procura dinamizar o sector através da inovação e da sustentabilidade.

Na sexta-feira, 7 de março, realizou-se um Workshop de Inovação Florestal no Centro de Convenções Gala, em Resistencia. Este evento foi organizado no âmbito das iniciativas Impacto verde y Florestas verificadasfinanciado pela União Europeia e executado por organizações da União Europeia. Redes Chaco.

A reunião, que juntou as partes interessadas do sector, incluindo sociedade civil e organizações empresariais, representantes da União Europeiao Câmara de Comércio Italiana na Argentinauniversidades públicas, o Confederação Argentina de Médias Empresas (CAME), As MPMEs florestais, os governos provinciais, o governo nacional e as instituições de ciência e tecnologia criaram um espaço de diálogo e coordenação para promover o desenvolvimento florestal com vista à sustentabilidade e a ligações comerciais estratégicas.

O dia contou com dois painéis de alto nível, Um deles intitulado "Acordos Locais para Parcerias Globais" e o outro intitulado "Florestas Verificadas: Tecnologia e Inovação Madeireira para as Ligações Comerciais Argentina-UE".".

Na primeira sessão, foi feita uma apresentação sobre as estratégias de abordagem da iniciativa. Gateway global. Durante o seu discurso, Olga Baus-GibertO papel das organizações da sociedade civil como pontes entre a produção, o ambiente e as questões sociais foi sublinhado pelo Chefe de Unidade Adjunto da Direção de Parcerias Internacionais da Comissão Europeia, que salientou que iniciativas como Impacto verde e a consolidação de polos produtivos são fundamentais para estruturar o desenvolvimento sustentável do Norte Grande Argentino.

"Nos últimos dois anos, temos vindo a promover uma nova forma de cooperação, combinando instrumentos financeiros com investimentos do sector privado. Estamos interessados em saber como podemos impulsionar o ecossistema em torno dos investimentos, garantindo que são inclusivos e respeitam as normas ambientais, sociais e de governação", afirmou.

A segunda, por sua vez, centrou-se na apresentação de Florestas verificadas que funde o ecossistema empresarial floresta-madeira com as mais recentes tecnologias digitais, para acompanhar as PME no seu caminho para a sustentabilidade e o sucesso global, desenvolvendo um sistema de rastreabilidade que permitirá uma maior transparência nas cadeias de produção, assegurando que as práticas sustentáveis são verificáveis e fiáveis, tal como exigido pelos novos regulamentos na União Europeia e noutros mercados internacionais.

Este projeto é liderado pela ACDI, juntamente com a Câmara de Comércio Italiana na Argentina e o CEDETEMA, e é apoiado e financiado pelo programa AL-INVEST Verde da União Europeia.

Agostina Nicoletti, diretora da CIDA, afirmou: "O desafio é que estas tecnologias digitais são para o sector continuar a crescer e também para garantir que esta agenda florestal que nasceu hoje nesta reunião, com a reunião de tantos actores, possa ganhar escala e ser uma solução para as PME florestais que trabalham em todo o país. 

Reforçar as oportunidades

No encontro, houve também mesas de trabalho onde os participantes puderam discutir a realidade do sector, as projecções actuais e futuras.

Durante a conferência, foram destacadas as oportunidades para reforçar a relação entre a Argentina e a União Europeia no sector florestal, promovendo o desenvolvimento de novas tecnologias, estratégias empresariais sustentáveis e a integração da inovação na cadeia de produção.

Neste espaço, o público das diferentes províncias do Gran Chaco Argentino reuniu-se em diferentes grupos de trabalho para contribuir para a construção de soluções reais para os desafios enfrentados pelo sector, sob as seguintes linhas de ação: adição de valor, mercados e negócios; investigação e ligações tecnológicas; financiamento, incentivos e biodiversidade.

Sob estas premissas, esta bem sucedida primeira reunião do Pólo de Inovação Florestal construiu um espaço público e privado multi-ator para promover a colaboração e inovação entre os actores da indústria florestal no Norte Grande Argentino e para promover uma aliança estratégica com a União Europeia, alinhando estratégias e recursos para o desenvolvimento sustentável e competitividade.

Este seminário reafirmou a importância da cooperação internacional e do compromisso com a produção florestal sustentável, posicionando o Chaco como um ator-chave na agenda do desenvolvimento sustentável regional e global.

Reunião Empresarial PME-UE

Neste contexto, Bosques Verificados realizou uma reunião de ligação comercial e tecnológica exclusivamente para PMEs florestais do Chaco e consultores comerciais da União Europeia.

Participam empresas florestais de madeiras nativas, produtoras de mercadorias diversas como: tanino, ferramentas manuais, peças, mesas, cadeiras, bahiut, madeiras dimensionadas, carvão vegetal, pellets, briquetes, dormentes, tábuas e pranchas, lenha, varas, varões, esteios, tábuas de fingerjoint, óleo de palo santo, casas, madeira serrada e pisos de madeira.

Os seguintes conselheiros comerciais da UE receberam as PME florestais: Dario Savoriti da Embaixada de Itália na Argentina, Marie-Eva Becquet da Embaixada de França, Isabel Schmiedbauer da Embaixada da Áustria, Nadji Bilík da Embaixada do Reino dos Países Baixos e María Victoria Ehret da Embaixada da República Federal da Alemanha.

Desta forma, cada PME florestal pôde apresentar a sua oferta de produtos aos representantes dos diferentes países da UE, com o objetivo de criar novas oportunidades comerciais em conjunto e também de gerar novos laços de cooperação para estabelecer relações tecnológicas.

O Encontro de Articulação Comercial e Tecnológica foi organizado por Bosques Verificados com o apoio de Impacto Verde, Redes Chaco e a Delegação da UE na Argentina, revelando-se uma excelente oportunidade para as empresas se relacionarem diretamente com as Embaixadas da União Europeia, promovendo a expansão das PME do Chaco para os mercados internacionais e a melhoria tecnológica.

Visão geral da privacidade

Este sítio Web utiliza cookies para que possamos proporcionar ao utilizador a melhor experiência possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu browser e desempenham funções como reconhecê-lo quando regressa ao nosso sítio Web e ajudar a nossa equipa a compreender quais as secções do sítio Web que considera mais interessantes e úteis.