
Hora local
- Fuso horário: America/New_York
- Data: 12 Jun 2024
- Hora: 10:00 AM - 12:30 PM
II Diálogo sobre o cacau sustentável
Em 12 de junho, terá lugar o workshop em linha "Requisitos de rastreabilidade para o cacau no âmbito da EUDR".
Componente 2 do AL-INVEST Verdeimplementado pelo FIIAPP e pelo IILA, em colaboração com o programa SEGURO -implementado pela agência de cooperação alemã, GIZ, e com o apoio técnico do Instituto Europeu das Florestas (EFI)O II Diálogo sobre o cacau sustentável realizar-se-á sob o título "Requisitos de rastreabilidade para o cacau no âmbito da EUDR"..
Esta oficina faz parte de um ciclo de três diálogos virtuais na cadeia do cacau para dar resposta aos diferentes requisitos dos EIRD: não desflorestação, rastreabilidade e legalidade.
A segunda sessão terá os seguintes objectivos:
- Para informar sobre o requisitos gerais da EUDR em termos de rastreabilidade e de implicações para a recolha de dados.
- Enviar iniciativas e dados publicamente disponíveis em cada país participante e a sua relevância para a EUDR, juntamente com a apresentação do caso de um país produtor da África Ocidental.
- Facilitar a intercâmbio entre países produtores, actores públicos e privadosA UE está também a trabalhar com a Comissão Europeia para desenvolver um entendimento comum dos seus papéis e responsabilidades e para identificar desafios específicos e comuns e desafios entre países.
O evento será virtual e terá lugar no seguinte local calendário:
- 9:00 - 11:30 Colômbia, Equador, Peru
- 11:00 - 13:30 Brasil
- 14:00 - 16:30 Costa do Marfim
- 16:00 - 18:30 Bruxelas
Horário
Programa
- BEM-VINDO
- Emilio Calvo. Diretor da Componente 2 do programa AL-INVEST Verde (FIIAPP). Alberto Menghini. Diretor da Cooperação da União Europeia na Colômbia (vídeo).
- REQUISITOS DE RASTREABILIDADE EUDR
- Emanuele Pitto. Representante da Direção-Geral do Ambiente da Comissão Europeia.
- PERGUNTAS E RESPOSTAS
- Moderador: Emilio Calvo. Diretor da Componente 2 do programa AL-INVEST Verde (FIIAPP)
- CONSIDERAÇÕES SOBRE A RASTREABILIDADE NO ÂMBITO DA EUDR
- Frédéric Baron. Especialista em uso da terra e cadeias de valor sem desflorestação na América Latina no Instituto Europeu de Florestas (EFI).
- IDENTIFICAÇÃO E MAPEAMENTO DOS PRODUTORES DE CACAU NOS CAMARÕES: PROGRESSOS E DESAFIOS (inglês/francês)
- Michael Ndoping. Agência Nacional do Café e do Cacau (ONCC). Omer Maledy. Comité Interprofissional do Café e do Cacau (CICC).
- PERGUNTAS E RESPOSTAS
- Moderador: Claudio Marconi. Consultor do AL-INVEST Verde
- INICIATIVAS PÚBLICAS DE APOIO À RASTREABILIDADE NA AMÉRICA LATINA
- Lara Line Pereira de Souza - Brasil. Coordenadora para o desenvolvimento de cadeias agrícolas, Ministério da Agricultura e Pesca Carolina Herrera - Equador. Diretora de Cadeias Agropecuárias da Subsecretaria de Redes de Inovação Agropecuária, Ministério da Agricultura e Pecuária Daniela Cerón - Equador. Diretor de Certificação Fitossanitária da Agência de Regulação e Controlo Fitossanitário e Zoossanitário (AGROCALIDAD) Óscar Gutiérrez Ortega - Peru. Diretor da Direção de Estatística e Informação Agrícola (DEIA) e Coordenador Nacional do PPA do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Irrigação (MIDAGRI).
- INICIATIVAS SECTORIAIS PARA A RASTREABILIDADE
- Merlyn Casanova - Equador. Diretor Executivo da Associação Nacional dos Exportadores de Cacau (ANECACAO) Kelly Polo - Colômbia. Federação Nacional dos Produtores de Cacau (FEDECACAO).
- PERGUNTAS E RESPOSTAS
- Moderador: Claudio Marconi. Consultor do AL-INVEST Verde
- ENCERRAMENTO
- Ute Sontag. Coordenador do Projeto de Agricultura Sustentável para Ecossistemas Florestais do Programa SAFE da GIZ (Equador) Emilio Calvo. Diretor da Componente 2 do programa AL-INVEST Verde (FIIAPP).