Modelo de agricultura inteligente para a sustentabilidade e a rastreabilidade das cadeias de valor agro-sustentáveis

O principal objetivo do projeto é aumentar a capacidade da oferta agroalimentar de cacau na Colômbia, de acordo com os critérios de sustentabilidade e rastreabilidade exigidos pelo Pacto Verde Europeu. Para atingir este objetivo, procura-se consolidar uma produção agrícola sustentável, controlada e normalizada na Colômbia e no Peru. Este objetivo será alcançado através de acções de reforço das capacidades dos produtores de cacau, centradas na sustentabilidade das suas práticas agrícolas.
Outro aspeto fundamental do projeto é o reforço da normalização e da comercialização da produção agrícola sustentável. Será identificado e adotado um conjunto de normas e acordos de colaboração na cadeia de abastecimento, permitindo uma transferência eficaz de tecnologia para apoiar os processos de comercialização, tanto a nível local como internacional.
Além disso, será concebida e implementada uma plataforma tecnológica especializada na rastreabilidade de produtos agro-sustentáveis, com especial incidência nas MPME do sector agrícola. Esta plataforma garantirá a disponibilidade de informação fiável ao longo da cadeia de valor, permitindo aos produtores cumprir os requisitos do comércio externo, especialmente nos mercados europeus.
O projeto contempla também o desenvolvimento de um modelo de sustentabilidade operacional e financeira que garanta a continuidade das acções de rastreabilidade e o reforço das capacidades dos pequenos produtores. Este modelo será fundamental para captar recursos e aplicá-los em diferentes fontes de financiamento que permitam o desenvolvimento sustentável de cadeias de valor agro-sustentáveis.
Por último, os resultados incluem a criação de uma oferta de produtos de cacau sustentáveis, a implementação de acções de ecoeficiência, a consolidação de uma rede de colaboração entre a Europa e a América Latina e o desenvolvimento de capacidades para assegurar a sustentabilidade financeira do projeto e dos seus beneficiários.

Consórcio de implementação:
Entidade coordenadora:

Entidades parceiras:


Beneficiários:
Os beneficiários do projeto incluem organizações de produtores da RED CACAOTERA e famílias produtoras de cacau na Colômbia, especificamente nos departamentos de Magdalena, Caquetá, Boyacá, Meta e Arauca. As organizações de produtores desempenham um papel crucial na comercialização, assistência técnica e financiamento, embora enfrentem desafios na sua estrutura comercial. O projeto fornecer-lhes-á instrumentos tecnológicos e de gestão para melhorar o seu abastecimento sustentável de cacau e a sua autonomia financeira. As famílias produtoras, que possuem pequenas explorações com baixa produtividade, beneficiarão de melhorias na sustentabilidade e no acesso aos mercados internacionais, tirando partido da elevada qualidade genética do seu cacau.

Em poucas palavras:
Região/Cidades de implementação | Duração | Orçamento | N.º de PME beneficiárias |
Colômbia e Peru: actores da cadeia de abastecimento da agricultura sustentável na Europa e na América Latina | 18 meses (de 2 de setembro de 2024 a 28 de fevereiro de 2026) | €375.000 | 600 agricultores formados 450 unidades de produção implementam critérios de qualidade 150 unidades produtivas implementam acções de sustentabilidade 150 MPMEs registadas no sistema. |
Contactar este projeto:
Santiago Isaza Rodriguez
Diretor de Desenvolvimento de Negócios - Tecnalia Colombia
sisaza@tecnaliacolombia.org