AL-INVEST Verde IPR realiza a sua primeira acção na América Latina

Rio de Janeiro, 1 de Setembro de 2022. O Fundo Europeu para a Promoção da Inovação Verde participa em Rio Verde 2022. AL-INVEST Verde IPRcom o apoio do Instituto Nacional da Propriedade Industrial do Brasil (INPI), organiza o evento "Propriedade intelectual e bioeconomia". durante a 10ª edição da Conferência do Rio Verde. A conferência tem lugar entre 1 e 3 de Setembro, na cidade do Rio de Janeiro, na Marina da Glória venua, onde serão discutidos temas envolvendo bioeconomia, negócios sustentáveis, economia verde e alterações climáticas globais.

A estreia do AL-INVEST Verde IPR na América Latina incluirá acções que envolvem o difusão da cultura da Propriedade Intelectual (PI) e a promoção da sua utilização na transição para uma economia sustentável. Haverá também um stand de informação durante os três dias da conferência com profissionais do INPI e da AL-INVEST Green IPR para esclarecer dúvidas ao público presente.

Além disso, haverá um painel na programação principal do evento, no dia 2 de setembro, às 13h40, abordando a propriedade intelectual e a economia "verde", intitulado "Estratégias de Propriedade Intelectual em benefício das Tecnologias Verdes e do Desenvolvimento Sustentável". O painel contará com a participação do Presidente do INPI Brasil, Cláudio Vilar Furtado, e do especialista em DPI da AL-INVEST Verde em indicações geográficas (IG), Luis Fernando Samper, da Colômbia.

A partir daí, haverá uma sessão de perguntas e respostas com os painelistas sobre propriedade intelectual e bioeconomia no stand de informação partilhado entre a AL-INVEST Verde IPR e o INPI Brasil, seguida de uma reunião da rede AL-INVEST Verde IPR para convidados especiais com um discurso principal do Chefe de Cooperação da Delegação da UE no Brasil, Stefan Agne.

 

O que é a acção AL-INVEST Verde IPR?

A Acção AL-INVEST Verde IPR tem como objectivo promover uma maior utilização e eficácia dos direitos de PI, particularmente nos países do MERCOSUL, criando oportunidades de cooperação na investigação e estimulando a competitividade e a inovação, incluindo a inovação verde.

AL-INVEST Verde IPR foi criado com o objectivo de manter a PI alinhada com a política comercial aberta e sustentável da União Europeia, e capaz de enfrentar os desafios globais, incluindo as alterações climáticas.

Os direitos de propriedade intelectual, tais como patentes, marcas registadas e indicações geográficas, proporcionam um incentivo essencial à inovação e criatividade através da sua protecção, promovendo um ambiente de desenvolvimento socioeconómico. A PI também pode desempenhar um papel decisivo em promover inovações que contribuam para reduzir as emissões de CO2, conservar a biodiversidade, promover políticas alimentares sustentáveis, combater a poluição e ajudar a implementar a economia circular. É, portanto, um pilar importante na promoção dos objectivos do Acordo Verde Europeu (EVP). A Acção é uma das componentes do programa AL-INVEST Verde no valor de 33 milhões de euros, financiado pela União Europeia. Especificamente, a Acção AL-INVEST Verde DPI tem 2,8 milhões de euros e terá uma duração de três anos. É directamente coordenado pelo Gabinete da Propriedade Intelectual da União Europeia (EUIPO), localizado na cidade de Alicante, Espanha. O líder da Acção é Mariano Riccheri Ponferrada que está baseado no Uruguai durante a duração do projecto.