Madrid, 28 de Junho de 2022. O Componente 2 do programa AL-INVEST Verde, liderado pela FIIAPP e IILA, participou na sessão de instalação da Mesa de Sostenibilidad para el Acceso a Mercados (MESAM) da Colômbia. Pertencente ao Comité Técnico Misto para a Sustentabilidade do Sistema Nacional Colombiano de Competitividade e Inovação, o MESAM tem a participação do sector público e o apoio do sector privado.
A missão deste gabinete é gerir as acções do Roteiro do Pacto Verdeque orientará o processo de ajustamento dos regulamentos colombianos para cumprir os requisitos do Pacto Verde Europeu (PVE). A sua composição inclui a Presidência da República e os ministérios do Ambiente, Agricultura, Comércio, Ciência, Energia, Saúde, Interior e Negócios Estrangeiros da Colômbia.
Durante a sessão de instalação, participaram representantes destas instituições, bem como do sector privado. Além disso, o programa AL-INVEST Verde, que presta assistência técnica ao sector público latino-americano no domínio da sustentabilidade para impulsionar os fluxos comerciais entre a União Europeia e a América Latina, em conformidade com os regulamentos e normas europeias, foi também convidado.
Articular estratégias entre os sectores público e privado
A sessão contou com a presença de Lorena Aristizabal, Coordenadora de Competitividade; Adriana Vargas, consultora responsável pelo Roteiro do Pacto Verde, e Emilio Calvo, Director da Componente 2 de AL-INVEST Verde.
Na sua intervenção, Lorena Aristizabal confirmou o interesse da Colômbia em adaptar os regulamentos às directrizes do EVP, em particular no que respeita à estratégia "Da Exploração Agrícola à Mesa", que aumentaria a produtividade e a competitividade do país "com um efeito sobre os principais Exportações colombianas para a União Europeia".
Neste sentido, a mesa redonda pretende ser um espaço onde os sectores público e privado possam articular estratégias para abordar a sustentabilidade, os direitos humanos, e os requisitos da comunidade.
Pela sua parte, Adriana Vargas apresentou recomendações relacionadas com as acções de curto, médio e longo prazo incluídas no roteiro, bem como o procedimento para as validar através do MESAM. Este roteiro procura a coordenação de instituições nacionais cujas competências são relevantes na implementação de acções conjuntas que abordam as directrizes do PVE. O seguimento destas acções deve ser periódico "a fim de informar todos os organismos envolvidos e de alcançar os progressos esperados", disse ele.
Nesta linha, Emilio Calvo sublinhou que o programa AL-INVEST Verde procura acompanhar os países que querem adaptar-se às exigências de sustentabilidade do EVP e acrescentou: "Podemos ser um aliado fundamental, por isso queremos acompanhar a Colômbia neste processo de transformação e nesta estrada que começa hoje".