AL-INVEST Verde apresenta a plataforma de rastreabilidade Selo Verde na Europa - Minas Gerais no Brasil

O AL-INVEST Verde apresentou a plataforma de rastreabilidade a intervenientes dos sectores público e privado em Itália e Espanha. SeloVerde-MG (Minas Gerais). Esta plataforma, apoiado pelo AL-INVEST Verde, contribui para a promoção da sustentabilidade socio-ambiental. nas cadeias de valor do café, da pecuária e da soja.

De 21 a 24 de outubro, Felipe Nunes, diretor do Centro de Inteligência Territorial (CIT) e investigador da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), no Brasil, responsável pelo desenvolvimento da plataforma, reuniu-se com as autoridades competentes e as autoridades estatais de controlo em Espanha e Itália.

Tendo em conta a próxima entrada em vigor da Regulamento europeu sobre produtos sem desflorestação (EUDR), o as autoridades competentes designadas pelos Estados-Membros são responsáveis pela realização dos controlos para determinar se os operadores e comerciantes estabelecidos na União Europeia cumprem o RDUE.

Em Itália, foram organizadas reuniões em Bolonha, Pesaro, Milão e Roma. Foram realizadas reuniões com a Associação Italiana de Fabricantes de Cereais (ANACER); a empresa COSMOB, que representa o sector da certificação da madeira; a União Nacional da Indústria de Curtumes (UNIC) e o Instituto de Certificação da Qualidade para a Indústria do Couro (ICEC), os principais intervenientes italianos no sector do couro; bem como com o Comando Unità Forestale dei Carabinieri - a autoridade de controlo - e o Ministério da Agricultura (MASAF) - a autoridade competente.

Em Espanha, realizou-se uma reunião em Madrid com representantes do Ministério para a Transição Ecológica e o Desafio Demográfico (MiTEco), a autoridade competente em Espanha. Durante esta reunião, foram analisadas as caraterísticas da plataforma e o seu potencial para apoiar o processo de diligência devida exigido pelo EUDR.

A plataforma SeloVerde-MG assegura a rastreabilidade ambiental dos produtos afectados pela EUDR, como o café, o gado e a soja. A plataforma fornece dados socio-ambientais pormenorizadosessencial para apoiar processos sólidos de diligência devida. Permite também planear acções futuras, através de testes antes da entrada em vigor do EUDR.

Sobre o AL-INVEST Verde

AL-INVEST Verde é um programa da União Europeia (UE) cujo principal objectivo é promover o crescimento sustentável e a criação de emprego na América Latina, apoiando a transição para uma economia de baixo carbono, eficiente em termos de recursos e mais circular. Através da Componente 2, liderada pela FIIAPP em consórcio com o IILA, o programa fornece assistência para reforçar as políticas públicas e os diálogos entre as várias partes interessadas sobre cadeias agrícolas e de valor sustentáveis, normas ambientais e laborais, bem como o comércio sustentável e os quadros de política económica e reguladores.

Partilhar: