AL INVEST Verde promove cadeias de valor sustentáveis no Uruguai

Montevideo, 1 de Junho de 2022. Uma equipa de AL INVEST Verde (Componente 2), liderada pela Fundação Internacional e Ibero-Americana para a Administração e Políticas Públicas (FIIAPP)em consórcio com a Organização Internacional Ítalo-Latino-Americana (IILA), visitou o Uruguai para apresentar o programa ao sector público e privado, ao meio académico e a organizações internacionais, e identificação das necessidades para impulsionar cadeias de valor agrícola e florestal sustentáveis.  

A missão foi apoiada pela Agência Uruguaia de Cooperação Internacional (AUCI) e a Delegação da União Europeia em Montevideu.   

O Uruguai é um país prioritário para o programa devido à sua pertença ao MERCOSUL e à importância do seu sector agrícola e florestal.representando 7,5 % e 4,2 % do PIB, respectivamente, e mais de 70 % das suas exportações.

Em nome da FIIAP, participaram nas reuniões o director da Componente 2 do AL INVEST Verde, Emilio Calvo, e a especialista técnica, Rosa Oliva, juntamente com Andrea Monaco e Lorenzo Nalin, do Instituto Ítalo-Latino-Americano (IILA), parceiros da FIIAPP no programa.

Durante a sua visita, a equipa foi recebida pelos ministros de Indústria, Energia e Minas; Ambiente; Trabalho e Segurança Social; e Pecuária, Agricultura e Pescas.. Também realizou reuniões com várias organizações internacionais como a FAO, UNIDO, UNEP e BID.

A visita serviu também para conhecer o estado de sustentabilidade do país, tanto do ponto de vista público como privado. Laboratório Tecnológico do Uruguai (LATU), o Instituto Nacional de Investigação Agrícola (INIA), Universidade Tecnológica do Uruguaio Câmara das Indústrias do Uruguaio Agência Nacional para a Investigação e Inovação (ANII), o Agência Nacional de Desenvolvimento (ANDE), o Instituto Nacional da Carne (INAC) e o União de Exportadores do Uruguai.

A equipa do programa AL-INVEST Verde na sua visita ao Uruguai.