Análise da sustentabilidade da cadeia de valor do couro na Feira Lineapelle em Milão

Roma, 23 de fevereiro de 2024. O Salão Internacional do Couro, Acessórios, Componentes e Artigos de Couro, Lineapellerealizado de 20 a 22 de fevereiro em Milão (Itália), acolheu a conferência "O Regulamento da Desflorestação da União Europeia (EUDR) e o desafio da rastreabilidade na cadeia de abastecimento do couro". Lorenzo Nalin, gestor do programa AL-INVEST Verde, participou neste painel, onde apresentou as actividades relacionadas que o programa realiza em colaboração com os países do MERCOSUL.

Durante a reunião, discutiram os desafios e as oportunidades que o sector do couro enfrenta, tendo em conta a recente aprovação, em junho de 2023, do regulamento europeu de produtos isentos de desflorestação e degradação florestal. Lorenzo Nalin apresentou as principais conclusões do estudo ".Iniciativas de rastreabilidade nas cadeias de valor da carne e do couro no Brasil"e detalhou outras acções da AL-INVEST Verde na Argentina, Brasil e Paraguaie a elaboração de um estudo regional sobre a rastreabilidade da carne e do couro na América Latina.

O painel contou com a presença de importantes actores da cadeia do couro, como o presidente da União Nacional da Indústria de Curtumes (UNIC), Luca Boltrique moderou o painel; o Presidente da Associação Europeia de Curtumes (COTANCE), Gustavo González Quijano, bem como representantes do sector privado, tais como Francesco Matellida MATELLI Srl. Participam também Giulia Martin, da UNIC, e Federico Brugnolida Spin360. Todos contribuíram ativamente para o debate, promovendo um diálogo que incluiu os sectores público e privado.

Sobre o AL-INVEST Verde

AL-INVEST Verde é um programa da União Europeia (UE) cujo principal objectivo é promover o crescimento sustentável e a criação de emprego na América Latina, apoiando a transição para uma economia de baixo carbono, eficiente em termos de recursos e mais circular. Através da Componente 2, liderada pela FIIAPP em consórcio com o IILA, o programa fornece assistência para reforçar as políticas públicas e os diálogos entre as várias partes interessadas sobre cadeias agrícolas e de valor sustentáveis, normas ambientais e laborais, bem como o comércio sustentável e os quadros de política económica e reguladores.

Partilhar: