O projeto visa apoiar a transição energética e a adoção de práticas sustentáveis no tecido produtivo da região das Caraíbas colombianas.
Para tal, pretende-se sensibilizar as empresas participantes no projeto através de formação em grupo, diagnóstico de sustentabilidade e identificação de oportunidades de melhoria. Procurará também a formação de "Futuros Auditores de Energia" e a implementação de planos de eficiência energética. Para além disso, está estruturado em torno de cinco componentes:
1. Sensibilização e seleção de empresas: Workshops de sensibilização em que participam 800 MPME e em que pelo menos 500 MPME assinam o seu compromisso de participação no projeto. Entre as MPME convidadas para os workshops, pelo menos 151 PT3T serão lideradas e/ou geridas por mulheres e 51 PT3T serão lideradas e/ou geridas por jovens (<30 anos). Estes workshops ajudarão as empresas a aperceberem-se da importância de utilizar modelos de negócio mais eficientes e sustentáveis.
2. Formações em grupo: Formação dirigida às empresas que assinam o seu compromisso de participação (500), em conteúdos relacionados com práticas sustentáveis, eficientes e mais circulares, incentivando a sua adoção pelas empresas. Participarão 800 trabalhadores das MPME (200 serão mulheres e 100 jovens com menos de 30 anos).
3. Diagnóstico da sustentabilidade e identificação de oportunidades de melhoria: É realizado um diagnóstico de sustentabilidade para 400 MPME participantes (ferramenta digital) que fornecerá informações sobre o estado atual das MPME na região das Caraíbas no domínio da economia circular e da eficiência energética, e identificará oportunidades de melhoria para cada uma delas (400), que podem implementar, tornando as suas empresas mais eficientes e sustentáveis.
4. Formação de "futuros auditores de energia".Profissionais (25) que desenvolvam a sua carreira profissional no âmbito da eficiência energética e que, uma vez concluído o projeto, continuem a trabalhar para as MPME da Região das Caraíbas em Planos de Eficiência Energética. Para o efeito, propõe-se um processo de formação teórico-prático para estes auditores, que no final obterão um Certificado emitido pelas Câmaras de Comércio requerentes.
5. Implementação de planos de eficiência energética em 50 empresas, incorporando práticas inovadoras de eficiência energética nas suas actividades para reduzir a sua pegada de carbono e as emissões de CO2, bem como para aumentar a sua própria rentabilidade. Para o efeito, receberão 30 horas de assistência técnica especializada. Trata-se de um projeto-piloto que deverá gerar um efeito de arrastamento para a implementação de práticas de eficiência energética no tecido produtivo da região das Caraíbas da Colômbia.
Consórcio de implementação:
Entidade coordenadora:

Entidades parceiras:





Beneficiários:
PME colombianas na região das Caraíbas.
Outros dados:
Região/Cidades de implementação | Duração | Orçamento | N.º de PME beneficiárias |
Divulgação nacional | 24 meses (de 8 de março de 2023 a 8 de março de 2025) | €374.714 | 1300 |
Para mais informações sobre este projeto, consultar
Contactar este projeto:
María Andrea Serrano Castillo
Coordenador do Projeto Verde AL-INVEST
projectoenergia@camarabaq.org.co
Vanessa Figueroa
Câmara de Comércio de Barranquilla