O principal objetivo do projeto é desenvolver cadeias de abastecimento transparentes e verificadas na Colômbia e na Costa Rica para produtos que não contribuam para a desflorestação e a degradação florestal, aumentando assim a sua competitividade na UE e noutros mercados globais.
Os objectivos específicos do projeto são os seguintes:
- 150 MPMEs na Colômbia e na Costa Rica ganham acesso a cadeias de abastecimento sustentáveis ou livres de desflorestação como resultado do apoio à adoção de práticas económicas sustentáveis e/ou digitalizadas através do AL-INVEST Verde.
- Criação de novos empregos verdes e digitais equivalentes a tempo inteiro como resultado direto do apoio do AL-INVEST Verde. O impacto esperado do projeto é o desenvolvimento de cadeias de abastecimento transparentes e verificadas para produtos da Colômbia e da Costa Rica que não contribuam para a desflorestação e a degradação florestal e criem emprego digno, em especial para jovens e mulheres, aumentando assim a sua competitividade na UE e noutros mercados globais.
Consórcio de implementação:
Entidade coordenadora:

Entidades parceiras:


Beneficiários:
Os principais beneficiários do projeto serão:
- 150 MSMES Na Colômbia e na Costa Rica, 80% em zonas rurais do sector agroalimentar, principalmente, mas não só, do café, da carne de bovino, do óleo de palma e inter-setorial, representam o principal grupo-alvo, incluindo agricultores, produtores de alimentos, transformadores, distribuidores e retalhistas, com especial ênfase nas cooperativas, comerciantes e outras MPME que transformam as condições dos agricultores. Estas organizações desempenham um papel vital na produção e fornecimento de produtos alimentares, contribuindo para as economias locais, a segurança alimentar e a criação de emprego. Exemplos de tais organizações são a TierraCol (plataforma que liga pequenos agricultores e produtores aos consumidores), La Vaquita (retalhista regional que se abastece nas cadeias de abastecimento locais), Expoagrofuturo (organizador de feiras).
- 90 profissionais que são colocados em novos empregos ecológicos e digitais.
- 60 trabalhadores MPMEs com mais conhecimentos sobre o acesso ao financiamento: Os funcionários das MPME que desempenham as funções de responsáveis pelo desenvolvimento empresarial, responsáveis financeiros e gestores adquirirão conhecimentos avançados sobre potenciais fontes de financiamento, tipos de financiamento, elegibilidade, estabelecimento de relações com investidores, etc. Desempenharão um papel importante nos esforços das MPME para atrair capital para o crescimento futuro.
Os beneficiários indirectos incluem: as comunidades locais que beneficiarão de uma maior atividade económica e do acesso a alimentos produzidos de forma sustentável que contribuem para a nutrição e para novas oportunidades de emprego de maior qualidade; os intervenientes na cadeia de abastecimento, incluindo os fornecedores de transporte, logística, embalagem e tecnologia que oferecem serviços às MPME, gerando oportunidades de negócio; os investidores que colocam o seu capital nas MPME mais promissoras beneficiarão dos resultados financeiros e do impacto das empresas.
Em poucas palavras:
Região/Cidades de implementação | Duração | Orçamento total | N.º de PME beneficiárias |
Costa Rica: San José, Cartago, Heredia, Heredia, Alajuela, Puntarenas, Guanacaste, Limón. Colômbia: Antioquia. | 24 meses 31/03/2024 a 31/03/2026 | € 429.386,00 | 150 |
Contactar este projeto:
Petr Skvaril
Coordenador de projectos - Associação Impact Hub
petr.skvaril@impacthub.net