Autoridades europeias de controlo e execução do EUDR visitam o Espírito Santo (Brasil) no contexto das iniciativas AL-INVEST Verde

Uma delegação das autoridades competentes e de controlo de Espanha, Itália, Bélgica e Irlanda visitou o Espírito Santo, Brasil, de 6 a 9 de dezembro, para conhecer as iniciativas de rastreabilidade apoiadas pelo AL-INVEST Verde e outras acções de produção agrícola sustentável desenvolvidas pelo Estado.

A visita, organizada pelo AL-INVEST Verde e pelo Governo do Espírito Santo, através da Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (SEAG), incluiu visitas ao terreno e reuniões com as autoridades.

O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, destacou a importância de um trabalho coordenado com a União Europeia, especialmente no contexto do regulamento europeu sobre produtos livres de desmatamento (EUDR). Da mesma forma, o Secretário de Estado da Agricultura, Enio Bergoli, destacou que o Espírito Santo "está na vanguarda da produção agrícola sustentável no Brasil", razão pela qual considerou esta visita como "uma oportunidade única para mostrar ao mundo as nossas iniciativas e atrair investimentos".

Andrea Monaco, gestora do programa AL-INVEST Verde, indicou que, com base no trabalho realizado pelo programa, "o Espírito Santo tem um enorme potencial para ser um modelo para a América Latina".

Acções apresentadas

Durante as reuniões, foi apresentada a ação realizada pelo governo do Espírito Santo, em colaboração com a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (FAPES) e o Centro de Inteligência Territorial da Universidade Federal de Minas Gerais (CIT/UFMG), para mapear as áreas de produção de café, cacau e florestas plantadas e implementar a plataforma de rastreabilidade socioambiental. Selo Verdeque o AL-INVEST Verde tem apoiado no estado de Minas Gerais.

Participaram também das atividades a diretora executiva da Organização Internacional do Café, Vanusia Nogueira, e representantes do CECAFÉ (Conselho dos Exportadores de Café do Brasil), que apresentaram a plataforma que possibilita o cumprimento dos requisitos ambientais da EUDR no setor cafeeiro. Foi também apresentado o Centro de Monitorização Florestal do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo.

Durante a missão, encontraram-se também com propriedades rurais empenhadas em práticas sustentáveis de café e cacau, cooperativas e empresas do sector.. Em Linhares, visitaram o projeto "Mulheres de Cacau", uma pequena exploração agrícola cujo objetivo é procurar a igualdade entre homens e mulheres na produção de cacau, e o sistema de cabruca, uma forma tradicional de cultivo de cacau cujas árvores são cultivadas no interior da floresta atlântica, enquanto as árvores nativas proporcionam a sombra.

De seguida, viajámos para Vila Valério e São Gabriel da Palha. Neste último local, visitámos a COOABRIEL, a maior cooperativa de café robusta/conilon do Brasil, com mais de 8.000 cafeicultores associados, 80 %, pequenos produtores. A visita terminou com um passeio pela Tristao Trading, a primeira indústria de café solúvel do Espírito Santo.

Sobre o AL-INVEST Verde

AL-INVEST Verde é um programa da União Europeia (UE) cujo principal objectivo é promover o crescimento sustentável e a criação de emprego na América Latina, apoiando a transição para uma economia de baixo carbono, eficiente em termos de recursos e mais circular. Através da Componente 2, liderada pela FIIAPP em consórcio com o IILA, o programa fornece assistência para reforçar as políticas públicas e os diálogos entre as várias partes interessadas sobre cadeias agrícolas e de valor sustentáveis, normas ambientais e laborais, bem como o comércio sustentável e os quadros de política económica e reguladores.

Partilhar: