Progressos para reforçar a pecuária sustentável em Santa Fé, Argentina

Rosário, 26 de julho de 2023. O Governo de Santa Fé, na Argentina, e o AL-INVEST Verde Componente 2 apresentaram a segunda fase da ação conjunta para o sustentabilidade da cadeia de valor da carne de bovino e do couro. Através desta ação, o estratégia provincial para um sistema público de rastreabilidade e certificação produção de carne de bovino e de couro sem desflorestação e uma produção de carne de bovino e de couro sem desflorestação regime de incentivos para os actores da cadeia aderirem a este sistema.

Durante a apresentação, o Ministro da Produção, Ciência e Tecnologia, Daniel Costamagna, indicou que o avanço na rastreabilidade e certificação da cadeia de valor da carne permite à província de Santa Fé "...".estar na vanguarda das exigências do mercado internacional e acompanhar a produção, garantindo o posicionamento dos nossos produtos nos mercados".

A Ministra do Ambiente e das Alterações Climáticas, Erika Gonnet, sublinhou que "estas acções são fundamentais, pois permitem-nos valor acrescentado para as nossas exportações, tendo em conta as exigências da União Europeia".

A este respeito, o diretor da Componente 2, Emilio Calvo Roldán, referiu-se à entrada em vigor do novo regulamento da UE sobre cadeias de abastecimento livres de desflorestação e degradação florestal e sublinhou que Santa Fé "tem uma base sólida para o seu cumprimento", uma vez que a província é "pioneira na progressos em matéria de rastreabilidade e certificaçãoatravés do programa de carne e peles sem desflorestação em que estamos a trabalhar em conjunto.

Acrescentar valor

A província de Santa Fé e a AL-INVEST Verde iniciaram a sua colaboração no final de 2022, antes da aprovação do referido regulamento, com o objetivo de consolidar a inserção da província em cadeias de abastecimento sustentáveis à escala global e posicionar a sua produção no mercado internacional, acrescentando valor aos seus produtos.

Na primeira fase da ação para o reforço da cadeia de valor da carne de Santa FéRealizou-se uma revisão das actuais políticas socioambientais implementadas na província de Santa Fé e promoveu-se uma reflexão sobre os sistemas de rastreabilidade e a sua relação com a redução do risco de desflorestação. Também foram realizadas reuniões com equipas técnicas provinciais e actores do sector público e privado para recolher informação sobre as acções de rastreabilidade implementadas na província, com vista ao desenvolvimento da segunda fase da ação.

A ação é implementada através do Ministério da Produção, Ciência e Tecnologia, do Ministério do Ambiente e das Alterações Climáticas e da Secretaria para a Cooperação Internacional e Integração Regional. O evento de apresentação da segunda fase contou com a presença de funcionários provinciais, representantes do sector público e privado, câmaras e associações da cadeia de valor da carne de Santa Fé, o Diretor Regional do INTA e do SENASA, a Bolsa de Valores de Rosário e representantes de curtumes e fábricas de processamento de carne. A apresentação foi também acompanhada pelos responsáveis da Fundação Argentina para a Vida Selvagem e do World Wildlife Fund (WWF).

Sobre o AL-INVEST Verde

AL-INVEST Verde é um programa da União Europeia (UE) cujo principal objectivo é promover o crescimento sustentável e a criação de emprego na América Latina, apoiando a transição para uma economia de baixo carbono, eficiente em termos de recursos e mais circular. Através da Componente 2, liderada pela FIIAPP em consórcio com o IILA, o programa fornece assistência para reforçar as políticas públicas e os diálogos entre as várias partes interessadas sobre cadeias agrícolas e de valor sustentáveis, normas ambientais e laborais, bem como o comércio sustentável e os quadros de política económica e reguladores.

Acción para la ganadería sostenible en Santa Fe, Argentina