A Câmara de Comércio de Ica apresentou o projecto PLANTAS no âmbito do programa AL-INVEST Verde a favor do sector agrícola.

Ica, 20 de março de 2023 - Com o objetivo de promover o desenvolvimento do sector agrícola na região de Ica, para além de promover iniciativas que permitam o crescimento das MPME, cooperativas, associações de pequenos e médios produtores da região, a Câmara de Comércio, Indústria e Turismo de Ica apresentou o projeto PLANTAS, no âmbito da Componente 1 do programa da União Europeia AL-INVEST Verde.

De um total de 136 propostas apresentadas na primeira convocatória do programa AL-INVEST Verde, o projeto PLANTAS é o único projeto no Peru liderado por uma Câmara de Comércio regional que ganhou o prémio deste programa, centrando a sua ação nas cadeias de valor agrícolas.

Entre as iniciativas de destaque do projeto PLANTAS, destacam-se a promoção de sistemas de rastreabilidade, a sustentabilidade e as práticas agrícolas sustentáveis, a participação e a realização de eventos ecológicos, a criação de uma incubadora de inovação, as estratégias farm-to-table, o reforço das capacidades em matéria de finanças ecológicas, a gestão dos plásticos e o reforço das competências digitais no sector agrícola.

"Através do projeto, vamos promover o associativismo dos produtores, prestar aconselhamento técnico sobre boas práticas agrícolas e promover certificações em vários sistemas de rastreabilidade e sustentabilidade, beneficiando mais de 1.000 produtores da região de Ica e de outras regiões do Peru e da Bolívia", afirmou Luis Vila, diretor executivo da Câmara de Comércio de Ica.

As acções serão implementadas no âmbito de uma aliança trinacional entre o Peru, a Bolívia e a Alemanha, em parceria com a Câmara de Comércio de Ica, a Câmara de Comércio de La Libertad, a Câmara de Comércio e Indústria Peruano-Alemã e a Câmara de Comércio e Indústria Boliviano-Alemã.

Assinatura do acordo interinstitucional

O lançamento foi concretizado com o anúncio da assinatura de um acordo sobre o "Compromisso interinstitucional para o desenvolvimento do sector agrícola".

Carlos Reyes Roque, Eduardo Ojeda, Presidente da Câmara de Comércio de Ica, Luis Vila, Diretor Executivo da Câmara de Comércio de Ica e Beate Heimberger, Directora Internacional do projeto PLANTAS do Programa AL-INVEST Verde.

A autoridade municipal sublinhou a importância deste projeto e afirmou que, na qualidade de representante da província de Ica, unirá esforços para alcançar os objectivos em benefício dos agricultores do vale.

Sobre o projeto PLANTAS

PLANTAS (Palanca para la Transición Agrosostenible) é um projeto que faz parte do programa AL-INVEST Verde da União Europeia. É o único projeto no Peru liderado por câmaras regionais que centra a sua ação nas cadeias de valor agrícolas. Tem uma duração de 30 meses e visa a transição verde e resiliente das MPMEs, associações, cooperativas, médios e pequenos produtores do sector agrícola no Peru e na Bolívia.

Sobre o AL-INVEST Verde

O AL-INVEST Verde é um programa da União Europeia cujo principal objectivo é promover o crescimento sustentável e a criação de emprego na América Latina, apoiando a transição para uma economia de baixo carbono, eficiente em termos de recursos e mais circular. Através da Componente 1, o programa gere fundos para a implementação de projectos inovadores de associações de pequenas empresas para promover práticas sustentáveis no sector privado. A Componente 1 é liderada pela sequa, uma organização alemã sem fins lucrativos que opera a nível mundial com o objectivo de promover o sector privado.