AL-INVEST Verde

Componente 3: Derechos de propiedad intelectual

O Componente 3 do Programa AL-INVEST Verde (AL -INVEST PI) procura alcançar uma maior utilização e eficácia dos Direitos de Propriedade Intelectual (DPI) na América Latina, particularmente nos países do MERCOSUL. Seu objetivo é expandir e melhorar o uso dos DPIs para aumentar as oportunidades de cooperação em pesquisa e estimular a competitividade e a inovação sustentável.

Componente 3:
Direitos de propriedade intelectual

A propriedade intelectual é um incentivo essencial à criatividade e inovação, incluindo a inovação verde, e, portanto, essencial para promover a biodiversidade, a política alimentar sustentável, a poluição e a economia circular. Por isso, a PI tem um papel fundamental na promoção dos objectivos do Acordo Verde Europeu (EGD). Além disso, o bom funcionamento dos sistemas de PI - que fornecem o enquadramento para as transacções em torno de desenvolvimentos criativos e tecnológicos - é essencial para a criação de alianças industriais, que são fundamentais para alcançar objectivos estratégicos como os que estão incluídos no EGD.

O projeto de 2,8 milhões de euros terá uma duração de três anos, durante os quais uma equipe de sete pessoas, localizada em Montevidéu, Uruguai e Alicante, irá trabalhar em três áreas principais: 

1.

Completando os esforços para Instituições de DPI eficientes e fáceis de utilizarO que significa alcançar uma capacidade reforçada das instituições de PI nacionais e regionais, em particular dos países do MERCOSUL, para sistemas mais eficientes e fáceis de usar de proteção e aplicação dos DPIs.

2.

Contribuir para um Setor Produtivo Inovador, Sustentável e Proficiente em Direitos de Propriedade IntelectualA inovação é um dos principais factores de sucesso do sector produtivo, especialmente as PME e os sectores científico-académico, tecnológico e agrícola, na gestão dos DPI (incluindo os IG) para obter valor da inovação.

3.

Construindo Redes IPR e a internacionalização crescente. O objetivo é desenvolver redes interinstitucionais e transnacionais de partes interessadas para facilitar a adoção de melhores práticas de PI para a promoção da inovação e da criação artística e nivelar as leis de PI em relação aos padrões internacionais.

Esta acção é implementada pela Gabinete de Propriedade Intelectual da União Europeia (EUIPO), a agência descentralizada da UE, especializada em propriedade intelectual (PI).

A EUIPO trabalha tanto a nível da UE, como a nível internacional.para tornar as instituições e organizações de PI mais acessíveis e eficientes. Neste esforço, tem uma colaboração privilegiada com a Comissão Europeia em Ações externas de PI em várias regiões. O objetivo é fazer melhores sistemas IP e desenvolver e redes colaborativas ao redor do mundo.

AL-INVEST PI foi concebido para ser coerente com a política comercial da UE, com ênfase em manter a PI em linha com uma política comercial aberta e sustentável, para contribuir para a recuperação económica através do apoio às transformações verdes e digitais.

Componente 3
Implementação do Consórcio

Contate-Nos

Correio: alinvestpi@euipo.europa.eu 
Mariano Riccheri Ponferrada


*Informação requerida