A componente de apoio ao sector privado, Componente 1, tem vindo a trabalhar na implementação de práticas sustentáveis através da execução de 66 projectos na América Latina, conseguindo uma transformação tangível nos sectores agrícola e industrial. Através destas iniciativas, está também a ser promovida a equidade de género, sendo a participação ativa das mulheres e dos jovens um aspeto particularmente relevante.
A sustentabilidade não é apenas um compromisso ambiental, mas também social e económico. Assim, a inclusão das mulheres não só traz talento e criatividade, como também promove novas formas de fazer negócios, inovando nos processos produtivos e gerando redes de impacto em suas comunidades.
Graças aos esforços e à liderança das mulheres, as MPME provaram ser actores-chave na transição para um futuro mais ecológico e digital. O programa AL-INVEST Verde tem sido fundamental para promover práticas sustentáveis e a capacitação económica das mulheres através dos seus projectos.
No âmbito do programa, mais de 25 000 mulheres receberam formação, melhorando as suas aptidões e competências para liderar a transição para uma economia mais ecológica e digital.
Até à data, mais de 1 700 MPME lideradas por mulheres adoptaram práticas agrícolas sustentáveis que não só favorecem o ambiente, como também melhoram a eficiência dos seus processos de produção. Estas práticas reflectem o empenho das mulheres empresárias na transição para uma agricultura mais responsável e respeitadora dos recursos.
O aumento do volume de negócios é um dos objectivos do programa. Um total de 3 903 mulheres participaram em reuniões de negócios, o que teve um impacto significativo em 837 MPME. Estes encontros permitiram às mulheres empresárias alargar o seu raio de ação e aceder a novas oportunidades, reforçando assim as suas capacidades empresariais.
Estes resultados não só significam rendimentos mais elevados e mais empregos verdes e digitais, como também demonstram um forte empenho na sustentabilidade e na eliminação da desflorestação, contribuindo para um futuro mais verde e sustentável para todos.

As mulheres são um eixo fundamental para a promoção das MPME na região