PME do sector do turismo que gerem a pegada hídrica, a sustentabilidade, a eficiência energética e económica
O principal objetivo do projeto é implementar práticas de eficiência hídrica e/ou de economia circular como estratégia de sustentabilidade para o sector do turismo na Colômbia.
Os objectivos específicos do projeto são os seguintes:
- Aumentar a poupança na utilização de recursos entre as PME do sector do turismo através de princípios, técnicas, tecnologias e/ou digitalizações necessárias.
- Aumentar a aplicação e/ou a introdução de normas de sustentabilidade no sector do turismo.
- Aumentar a estruturação de projectos e práticas de economia circular nas PME do sector do turismo.
Consórcio de implementação:
Entidade coordenadora:
Entidades parceiras:
Beneficiários:
Os beneficiários do projeto serão principalmente PME do sector HORECA ligados ao turismo: são hotéis, restaurantes e cafés localizadas nas cidades de Cartagena das Índias, Santa Marta, Riohacha, Bucaramanga e Manizales, cujas necessidades são de apoio técnico especializado para a transição para modelos de negócio mais sustentáveis, ambientalmente responsáveis e circulares, em termos das suas limitações, apesar de todo o esforço no desenvolvimento de práticas sustentáveis, ainda têm restrições na implementação constante e eficiente das mesmas, devido à falta de conhecimento pleno destes processos a partir de uma abordagem sustentável e ao acesso limitado a pacotes de consultoria especializada em sustentabilidade, muitas vezes dispendiosos. A ação Ecopymes Turísticas proporcionará às PME participantes um pacote de formação, assistência técnica, troca de experiências, medições, capacitação entre as partes interessadas, casos práticos de eliminação de resíduos, a fim de reduzir finalmente as lacunas competitivas em relação ao compromisso global de sustentabilidade para o sector do turismo, com as PME participantes a adquirirem mais reconhecimento, valor e posicionamento no sector.
Em poucas palavras:
Região/Cidades de implementação | Duração | Orçamento total | N.º de PME beneficiárias |
Colômbia: Cartagena, Departamento de Magdalena, Bucaramanga, Manizales, Riohacha. | 27 meses (de 02.03.2024 a 01.07.2026) | €312.500,00 | 600 |
Contactar este projeto:
Adriana Argumedo Bossio
Coordenador de projectos - Câmara de Comércio de Cartagena
aargumedo@cccartagena.org.co