Assegurar o crescimento económico e a criação de emprego que preserve a natureza e reduza os efeitos das alterações climáticas na Reserva da Biosfera de Oxapampa - Asháninka - Yánesha (BIOAY).

O principal objetivo do projeto é promover e incentivar iniciativas inovadoras e tecnologias limpas que, através de esforços conjuntos e concertados, facilitem o processo em direção a um modelo de economia verde e circular e alcancem o desenvolvimento integral e sustentável das famílias e comunidades produtoras de café na Reserva da Biosfera Oxapampa - Asháninka - Yánesha (BIOAY).

Os objectivos específicos do projeto são os seguintes:

  • As MPME do sector do café aplicam uma melhor gestão da produção através de práticas económicas sustentáveis e digitalizadas, alcançando uma maior produtividade, rentabilidade e sustentabilidade e uma capacidade reforçada de resiliência e atenuação dos efeitos das alterações climáticas.

Consórcio de implementação:

Entidade coordenadora:

Entidades parceiras:

Beneficiários:

A ação proposta beneficiará diretamente a Café MPMEs localizados nos distritos de Oxapampa, Chontabamba e Villa Rica, visando especificamente 300 MPMEs do sector do café (1.200 pessoas); independentes e organizadas (Cooperativa Santa Felisa, Cooperativa agroindustrial ecológico y turismo Villa Rica, CEMCAVIR, Cooperativa Tsachopen, Cooperativa San José e Cooperativa Machicura e um número indeterminado de produtores independentes).

Em poucas palavras:

Região/Cidades de implementaçãoDuração Orçamento totalN.º de PME beneficiárias 
Peru: Oxapampa26 meses 
31/03/2024 a
31/05/2026

€ 290.559,68

300

Contactar este projeto:

Hugo Tueros

Coordenador do projeto - Asociación Centro de Estudios y Promoción del Desarrollo Andino Amazónico (Associação Centro de Estudos e Promoção do Desenvolvimento Andino Amazónico)

ftueros@descocentro.org.pe