Paraguai adere à DESIGNclass

A Direção Nacional da Propriedade Intelectual do Paraguai (DINAPI) passou a fazer parte do CLASSE DE DESENHOuma ferramenta do Instituto da Propriedade Intelectual da União Europeia (EUIPO), que adopta e aceita a lista de termos da base de dados harmonizada das indicações dos produtos
(HDBPI).

Com a decisão da DINAPI de utilizar o HDBPI, são agora 44 os institutos de PI que participam nesta iniciativa, incluindo 19 de países fora da União Europeia (UE). Esta adoção surge na sequência de a integração da classe TM pela DINAPIoutro instrumento fundamental do EUIPO, em maio de 2023.

DESIGNclass é uma ferramenta que permite aos utilizadores pesquisar e traduzir indicações de produtos em 30 línguas. Com funções intuitivas, o HDBPI ajuda os utilizadores a encontrar as indicações mais adequadas para os seus desenhos ou modelos, garantindo uma classificação e proteção correctas.

O HDBPI foi desenvolvido conjuntamente pelos institutos de propriedade intelectual dos Estados-Membros da UE e pelo EUIPO para melhorar a classificação da vasta gama de produtos elegíveis para proteção de desenhos e modelos.

A adoção do HDBPI pela DINAPI é um resultado tangível da Componente 3 do AL-INVEST Verde para os Direitos de Propriedade Intelectual, financiado pela Comissão Europeia e implementado pelo EUIPO. Esta integração segue os passos do Instituto Nacional de la Propiedad Industrial de Argentina (INPI-AR), que aderiu à DesignClass em maio de 2023.

Para mais informações, consultar www.euipn.org y http://euipo.europa.eu/designclass.

Sobre o AL-INVEST Verde

O AL-INVEST Verde é um programa da União Europeia (UE) cujo principal objetivo é promover o crescimento sustentável e a criação de emprego na América Latina, apoiando a transição para uma economia de baixo carbono, eficiente em termos de recursos e mais circular. Através da Componente 3, AL-INVEST DPI verdeliderada pelo Instituto da Propriedade Intelectual da União Europeia (EUIPO), o programa visa conseguir uma maior utilização e eficácia dos direitos de propriedade intelectual na América Latina, em particular nos países do MERCOSUL e no Chile, a fim de aumentar as oportunidades de cooperação no domínio da investigação e estimular a competitividade e a inovação sustentável.

Partilhar: