Rastreabilidade com cadeia de blocos aplicado à cadeia de valor silvo-industrial do Chaco com destino à exportação
O objetivo do projeto é promover a integração das PME florestais-industriais do Chaco em cadeias de abastecimento legais e livres de desflorestação, com o objetivo de melhorar a competitividade do sector e facilitar o seu acesso aos mercados internacionais. Neste contexto, será feito um trabalho para garantir que as empresas do sector privado cumpram as normas e/ou certificações de sustentabilidade, incluindo FSC, PEFC, CITES, SICFOBA e a Lei Nacional n.º 26.331.
A importância deste facto reside no facto de, historicamente, as regiões florestais da Argentina, e em particular o Gran Chaco, terem sido marcadas pela sobre-exploração dos seus recursos naturais. Na província do Chaco existem cerca de 4,9 milhões de hectares de floresta autóctone, dos quais dependem centenas de empresas e seus operadores para produzir e comercializar interna e externamente os seus produtos de madeira de floresta autóctone. A sustentabilidade é, portanto, essencial, especialmente para cumprir os novos requisitos de sustentabilidade ambiental dos mercados internacionais, principalmente como resultado do Pacto Verde Europeu.
Este facto coloca desafios às empresas, que devem demonstrar a rastreabilidade ao longo da cadeia de abastecimento. Embora as empresas florestais no Chaco sejam obrigadas a ter licenças de colheita e movimentação emitidas pela autoridade provincial, os processos de rastreabilidade não são facilmente verificáveis por entidades externas. Em resposta, a administração provincial está atualmente a desenvolver o MVP (produto mínimo viável) de um esquema de rastreabilidade utilizando a tecnologia blockchain.
Este projeto visa reforçar esta solução digital com cadeia de blocos aplicado à rastreabilidade da cadeia de valor silvo-industrial do Chaco, com vista a facilitar as certificações (FSC, PEFC, CITES) e o cumprimento da diligência devida da UE. Este desenvolvimento será acompanhado de assistência técnica às PME e será realizado na província do Chaco, Argentina, como uma experiência-piloto que poderá depois ser replicada noutras províncias do país. Espera-se promover a competitividade e o potencial de exportação das PME da cadeia de valor silvo-industrial através da inovação tecnológica e de uma maior digitalização dos seus processos de rastreabilidade, bem como da implementação de práticas de produção alinhadas com as normas internacionais no contexto da agenda climática global.
Consórcio de implementação:
Entidade coordenadora:

Entidades parceiras:


Beneficiários:
Os beneficiários finais são as empresas florestais e silvícolas-industriais do sector privado do Chaco, as comunidades locais e os trabalhadores da cadeia, bem como o sector público provincial. O primeiro grupo é composto principalmente por produtores florestais que se dedicam ao uso sustentável dos recursos madeireiros das florestas nativas do Chaco, PMEs produtoras de carvão vegetal, empresas produtoras de tanino e serrações e carpintarias que trabalham principalmente com madeira de florestas nativas para a produção de móveis e aberturas. O segundo grupo são as comunidades locais próximas das actividades florestais e os trabalhadores do sector que são beneficiários indirectos da ação. Finalmente, o sector público provincial, em particular o governo provincial do Chaco, uma vez que desempenha um papel fundamental na promoção e regulação das actividades florestais e que este projeto reforçará a sua capacidade de gerir e regular as actividades florestais.
Em poucas palavras:
Região/Cidades de implementação | Duração | Orçamento total | N.º de PME beneficiárias |
Chaco, Argentina | 24 meses (1 de abril de 2024 - 31 de março de 2026) | €380,000.00 | 150 |
Contactar este projeto:
Lucas Cepeda
Coordenador de projectos - Associação Cultural para o Desenvolvimento Integral (ACDI)

Notícias do projeto
Workshop de inovação: futuro sustentável para o sector florestal