A Componente 3 para os Direitos de Propriedade Intelectual (DPI), implementada pelo Instituto da Propriedade Intelectual da União Europeia (EUIPO), desenvolveu certificações de competências e cursos de formação destinados a profissionais de Transferência de Tecnologia (TT) e PI no Uruguai, com o objetivo de promover o desenvolvimento tecnológico e a inovação no país.
No Uruguai, o sistema de transferência de tecnologia precisa fortalecer suas bases com profissionais capacitados e políticas que fomentem a TT e a PI. Entre os aspectos positivos do país estão o crescimento do investimento em ciência e tecnologia, bem como a produção de pesquisas de alta qualidade.
Com o apoio do Direção Nacional da Propriedade Industrial (DNPI) do UruguaiEste programa de formação abrangente está estruturado em sete unidades, abordando tópicos-chave como inovação e tecnologia, negócios e financiamento de tecnologia, propriedade intelectual, gestão de projectos, contratos e licenciamento, comunicação e negociação, bem como gestão da inovação e TT na América Latina.
O principal objetivo do programa é dotar os profissionais de competências essenciais gerir eficazmente a transferência de tecnologia, incluindo a gestão da propriedade intelectual e de outros activos intangíveis, de acordo com as normas internacionais. É utilizada uma abordagem interactiva, combinando a teoria com dinâmicas práticas e trabalho colaborativo, promovendo a troca de experiências e a análise de casos reais no domínio da TT.
O curso destina-se especialmente a profissionais de instituições de investigação, universidades, agências governamentais, associações e câmaras industriais do Uruguai que trabalham no domínio da ciência, tecnologia, inovação e propriedade intelectual.
Veja o programa completo da "Certificação Profissional em Transferência de Tecnologia e Propriedade Intelectual" e aceda ao material relacionado aqui:
Sobre o AL-INVEST Verde
O AL-INVEST Verde é um programa da União Europeia (UE) cujo principal objetivo é promover o crescimento sustentável e a criação de emprego na América Latina, apoiando a transição para uma economia de baixo carbono, eficiente em termos de recursos e mais circular. Através do Componente 3, AL-INVEST Verde IPR, liderado pelo Instituto de Propriedade Intelectual da UE (EUIPO), o programa procura alcançar uma maior utilização e eficácia dos Direitos de Propriedade Intelectual (DPI) na região, particularmente nos países do MERCOSUL, para aumentar as oportunidades de cooperação em investigação e estimular a competitividade e a inovação sustentável.