Grande sucesso no Green Rio 2023

Rio de Janeiro, 04 de setembro de 2023. Pelo segundo ano consecutivo, em colaboração com INPI BrasilA Componente Verde 3 do AL-INVEST (AL-INVEST DPI verde) participou no evento anual de desenvolvimento sustentável Green Rio 2023. O evento teve lugar no Rio de Janeiro, Brasil, de 31 de agosto a 2 de setembro.

Ao longo dos três dias, a AL-INVEST Verde DPI teve um stand dedicado à promoção das suas actividades conjuntas com o INPI Brasil, onde os participantes puderam explorar em primeira mão as vantagens das indicações geográficas e como estas contribuem para o caminho da sustentabilidade. Para além disso, organizou o workshop "Casos de Sucesso - Aplicabilidade da Propriedade Intelectual para o Desenvolvimento Sustentável". 

Este workshop contou com a participação de especialistas em sustentabilidade e propriedade intelectual, que partilharam os seus conhecimentos e experiências na promoção do desenvolvimento sustentável na América Latina através da propriedade intelectual (PI).

O presidente do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) do Brasil, Júlio César C. B. Reis Moreira, apresentou uma perspetiva perspicaz sobre o papel da propriedade intelectual na sustentabilidade. Com uma vasta experiência neste domínio, destacou o seu papel fundamental no caminho para a sustentabilidade na região.

Por seu lado, Diana Montero MelisO chefe de unidade adjunto da Comissão Europeia para a América do Sul, da Direção-Geral das Operações Regionais das Parcerias Internacionais (DGINTPA), apresentou uma panorâmica da relação entre a propriedade intelectual e o desenvolvimento sustentável.

Neste sentido, José António Cardoso Fonseca, analista técnico do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), destacou o uso da marca colectiva como ferramenta para impulsionar o desenvolvimento, especialmente nas aldeias ribeirinhas de Tefé, Brasil.

Luis Fernando SamperO Comissário da UE para a Propriedade Intelectual, consultor em propriedade intelectual e especialista na integração e valorização de factores de produção sustentáveis em produtos locais, como o café, referiu a importância das indicações geográficas nestes produtos.

Do Governo de Michoacán, México, Alfredo Carlos Rendón AlgaraO evento foi uma excelente oportunidade para partilhar conhecimentos valiosos sobre a transformação de marcas colectivas em indicações geográficas e políticas de desenvolvimento sustentável, graças à sua experiência em assuntos económicos e indicações geográficas.

Participaram também no evento Robson Dias da SilvaO papel crucial da propriedade intelectual na transferência de tecnologias verdes foi destacado pelo responsável pelos assuntos económicos do escritório da CEPAL no Brasil.

A AL-INVEST Verde DPI está empenhada em continuar a impulsionar a sustentabilidade através da propriedade intelectual, colaborando para um futuro mais verde na América Latina.

Mais informações sobre o evento AQUI.

Sobre o AL-INVEST Verde

O AL-INVEST Verde é um programa da União Europeia (UE) cujo principal objetivo é promover o crescimento sustentável e a criação de emprego na América Latina, apoiando a transição para uma economia de baixo carbono, eficiente em termos de recursos e mais circular. Através do programa Componente 3AL-INVEST Verde DPI, liderado pelo Instituto da Propriedade Intelectual da UE (EUIPO), o programa procura conseguir uma maior utilização e eficácia dos direitos de propriedade intelectual (DPI) na América Latina, em particular nos países do MERCOSUL, para aumentar as oportunidades de cooperação no domínio da investigação e estimular a competitividade e a inovação sustentável.

Mais informações: https://internationalipcooperation.eu/en/alinvest-pi