Durante o evento, foi apresentado o projeto de colaboração entre o MIDAGRI e o programa europeu AL-INVEST Verde para a adoção do Registo de Produtores Agrícolas e de ferramentas digitais.
Com a participação de mais de 100 pessoas - incluindo autoridades regionais e representantes do Ministério do Desenvolvimento Agrário e da Irrigação (MIDAGRI), cooperação internacional, mesas redondas técnicas, cooperativas e organizações territoriais, juntamente com produtores - realizou-se em Tarapoto o Diálogo Regional Multissectorial de San Martin para cadeias de valor sustentáveis do café, cacau e palma.
Durante a cerimónia de abertura, autoridades como a Vice-Governadora Regional, Rosa Olguita Celiz Cruz, a assessora do Vice-Ministério de Políticas Agrárias do MIDAGRI, Nelly Paredes del Castillo, o Diretor Regional de Agricultura, Manuel Ríos Navas, e representantes do programa AL-INVEST Verde, do IICA, e das mesas técnicas regionais de café, cacau e palma, destacaram a importância deste esforço conjunto para fortalecer a agricultura sanmartinense num contexto internacional mais exigente em termos de sustentabilidade.
O evento foi uma oportunidade para socializar o progresso do Registo de Produtores Agrícolas (PPA) na região de San Martín, bem como as ferramentas digitais que o fortalecem, como a aplicação móvel PPA e os processos de geolocalização de parcelas produtivas. Estas ferramentas têm como objetivo facilitar a rastreabilidade da produção agrícolaum requisito essencial para o acesso aos mercados internacionais, em conformidade com a Regulamento (UE) 2023/1115 relativo à não desflorestação (EUDR).
Durante o evento, foi apresentada a estratégia nacional de adaptação ao Regulamento EUDR, promovida pelo MIDAGRI, que visa consolidar a ação pública no território através de um trabalho conjunto com mesas técnicas regionais, governos locais, agências agrícolas provinciais, produtores organizados e aliados estratégicos da cooperação internacional.
Foi também desenvolvida uma dinâmica de trabalho em grupo, na qual actores de diferentes territórios identificaram desafios e propuseram soluções concretas para reforçar a adoção do PPA em San Martín. Estas contribuições sistematizadas serão utilizadas para planear duas das actividades centrais do projeto: a formação dos promotores e a geolocalização de mais de 64.000 parcelas.
O evento foi organizado no âmbito da ação de colaboração entre o MIDAGRI e o programa AL-INVEST Verdefinanciada pela União Europeia, para adaptar as cadeias de valor do café, do cacau e do óleo de palma da região de San Martin à EUDR. Esta ação é tecnicamente executada pelo Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA).
Sobre o AL-INVEST Verde
AL-INVEST Verde é um programa da União Europeia (UE) cujo principal objectivo é promover o crescimento sustentável e a criação de emprego na América Latina, apoiando a transição para uma economia de baixo carbono, eficiente em termos de recursos e mais circular. Através da Componente 2, liderada pela FIIAPP em consórcio com o IILA, o programa fornece assistência para reforçar as políticas públicas e os diálogos entre as várias partes interessadas sobre cadeias agrícolas e de valor sustentáveis, normas ambientais e laborais, bem como o comércio sustentável e os quadros de política económica e reguladores.